Salzburgo, a imponente cidade austríaca onde Mozart será sempre o rei

Salzburgo, a imponente cidade austríaca onde Mozart será sempre o rei

Salzburgo, a imponente cidade austríaca onde Mozart será sempre o rei

Artigo de André Cruz Martins 22-01-2020

22-01-2020


Salzburgo é famosa por ser a cidade-natal de Mozart. Localizada nas margens do Rio Salzach, fica no centro-oeste da Áustria, próximo da fronteira com o estado alemão da Baviera. É a quarta maior cidade do seu país e para além de tudo o que se relaciona com um dos mais famosos compositores da história, Mozart, destaca-se pela imponência dos seus edifícios. O seu centro histórico é Património Mundial da UNESCO desde 1996. Saiba quais são as grandes atrações de um dos mais bonitos destinos da Europa Central.

Mozartplatz e Fortaleza de Hohensalzburg

A história de Mozart está intimamente relacionada com Salzburgo, pois o compositor nasceu, cresceu e compôs algumas das suas obras-primas na cidade. A Mozartplatz (Praça de Mozart) fica no centro da cidade e destaca-se pela estátua do compositor. O monumento foi inaugurado em 1842 e um dos grandes doadores foi o Rei Ludwig I. No inverno, existe uma pista de gelo no local.

Leia também: O melhor plano para um fim de semana no Algarve

Um pouco afastada do centro fica a Fortaleza de Hohensalzburg, um dos grandes ícones da cidade e originalmente construída no século XI. Fica no topo do monte Festungsberg e tem um comprimento de 250 metros e uma largura de 150 metros. É um dos maiores castelos medievais na Europa e recebe em média quase 1 milhão de visitantes por ano. Pode subir de teleférico e lá do topo vai apreciar uma magnífica vista sobre Salzburgo.

Catedral de Salzburgo e Getreidegasse

A Catedral de Salzburgo é outro local de passagem obrigatório e fica no centro da cidade. O edifício atual foi inaugurado em 1628, em estilo barroco italiano. Tem 81 metros de altura e uma cúpula magnífica. A história de Mozart também foi escrita neste local. O compositor foi batizado na fonte românica de bronze que hoje fica próxima à entrada. Alguns anos depois do seu batismo, Mozart tornou-se organista da Catedral de Salzburg, onde tocou aos 23 anos pela primeira vez a célebre composição “Missa do Coração”.

Veja também: Os passadiços do Penedo Furado trouxeram ainda mais encanto a Vila de Rei

Getreidegasse é a rua mais animada de Salzburgo. Fica na cidade velha e no número 9 podemos encontrar a casa onde Mozart nasceu e viveu até aos 17 anos. Existem várias boutiques de luxo no meio das ruas medievais e nunca faltam artistas de rua. É um ótimo local para passear e sentir a vibração da cidade.

Percorra a galeria e veja mais fotos de Salzburgo.

< >

Partilhar Artigo

Top