Santo Antão, o diamante em bruto de Cabo Verde

Santo Antão, o diamante em bruto de Cabo Verde

Santo Antão, o diamante em bruto de Cabo Verde

Artigo de André Cruz Martins

A ilha de Santo Antão está longe de ser um destino turístico por excelência no arquipélago de Cabo Verde. Pode mesmo dizer-se que se trata de um autêntico diamante em bruto por lapidar. Ou não conservasse o seu lado selvagem e original.

< >

Trata-se de uma das nove ilhas habitadas de Cabo Verde, sendo a segunda maior do arquipélago em superfície e a terceira em população. Tem aproximadamente 40 quilómetros de extensão longitudinal e cerca de 20 quilómetros de largura.

Leia ainda: Boa Vista: A ilha da tranquilidade

De origem vulcânica, é a ilha mais setentrional e ocidental de Cabo Verde e a mais afastada do continente africano. O seu extremo oeste é considerado o ponto mais ocidental de África. O canal de São Vicente separa-a da ilha mais próxima, a ilha de São Vicente.

Para lá chegar, é preciso voar para São Vicente e aí apanhar um dos quatro barcos que diariamente se dirigem para Santo Antão. A viagem dura cerca de uma hora e só é necessário comparecer no porto e comprar o bilhete meia hora antes do barco partir.

Atrações a explorar

Ponto prévio: se está à procura de boas praias, Santo Antão não é o destino adequado, pois a ilha distingue-se pelo oposto. As altas montanhas que proporcionam vistas de cortar a respiração e magníficas caminhadas. Basicamente, é só isso que por lá se faz, mas asseguramos que é mais do que suficiente para passar três ou quatro dias fantásticos.

Para se deslocar, pode contratar motorista ou táxi particular ou então reservar lugar numa das muitas vans que percorrem a ilha de lés a lés. O ponto mais conhecido da ilha é o Topo da Coroa, um vulcão inativo com 1979 metros de altura que se encontra num parque natural. É possível aceder ao topo e quando lá chegamos temos a sensação de estarmos quase a tocar o céu. Num primeiro momento, é grande a dificuldade em respirar, mas pouco a pouco, o aparelho respiratório vai-se adaptando. Isto enquanto observamos uma vista magnífica.

A ilha é famosa pelos seus trilhos

A ilha é famosa pelos seus trilhos. O mais conhecido é o que vai da Ponta do Sol à Cruzinha, com 13 quilómetros de extensão, que em média demora cinco a seis horas a ser percorridos. Atenção que se trata de uma caminhada muito exigente, com subidas e descidas constantes.

Veja também: Deixe-se levar pelos encantos da Ilha do Sal

No meio do trilho entre a Ponta do Sol e a Cruzinha há uma vila chamada Fontainhas, localizada num enorme vale. Daqui tem-se uma vista deslumbrante, que já foi eleita das mais bonitas do mundo. Outro trilho famoso vai da Cova ao Paúl. Este é bem menos exigente fisicamente, pois é sempre a descer, enquanto se observa uma vista magnífica. A Cova é um lugar com muitas plantações dentro de uma cavidade vulcânica e de onde se tem uma vista completa da ilha de São Vicente. Também é possível fazer o trilho a subir, mas isso é só para super homens e super mulheres.

A gastronomia

Na ilha de Santo Antão é possível almoçar ou jantar em casas particulares. Para saber quais os melhores spots, informe-se nos hotéis e operadores turísticos. Também não faltam opções de excelentes restaurantes para degustar a comida local.

A gastronomia da ilha é muito variada e existem muitos pratos de peixe e mariscos. Não faltam lagostas, perceves, lapas e búzios. No que toca à carne, um dos pratos mais típicos é a caldeirada de cabrito com feijão. Os doces também são irresistíveis, nomeadamente o bolo de mel.

Onde ficar alojado

Existem boas opções de alojamento em Santo Antão. A Aldeia Jerome é um desses casos. Trata-se de um Bed & Breakfast com vista para o mar e para a montanha e que organiza transfers e atividades. O Tiduca Hotel e o Hotel Miranda & Miranda são outras duas boas opções. Há cada vez apartamentos e casas particulares que atraem os turistas, proporcionando os serviços de um autêntico hotel, com pequeno-almoço incluído e todo o conforto. Alguns destes alojamentos até têm piscina.

Percorra a galeria e veja mais fotos ilha de Santo Antão.

 

< >

Partilhar Artigo

Top