Estes são 7 dos melhores destinos do mundo para mergulhar

Estes são 7 dos melhores destinos do mundo para mergulhar

Estes são 7 dos melhores destinos do mundo para mergulhar

Artigo de André Cruz Martins

Quer seja um nadador profissional ou apenas um iniciante nesta atividade, este artigo é para si, pois sugerimos sete dos melhores destinos no mundo para mergulhar. Nestes lugares, pode nadar ao lado de inúmeras espécies subaquáticas e observar uma incrível diversidade de vida marinha.

E até sugerimos a descida até uma antiga cidade de piratas, que se encontra intacta em relação ao momento em que se afundou, no longínquo ano de 1692. Prepare o seu equipamento e venha connosco à descoberta destes locais imperdíveis.

Barracuda Point (Ilha Sipadan, Malásia)

Rodeado por desfiladeiros com quase 580 metros de profundidade, em Barracuda Point, na ilha Sipadan, é possível nadar ao lado de cardumes de peixes, inclusivamente barracudas-de-cauda-preta, também chamadas chevron. E também com tubarões-baleia.

Leia ainda: À descoberta de Zagreb, a vibrante e histórica capital da Croácia

Turtle Tomb é um dos melhores lugares para mergulhar nesta zona da Malásia. Trata-se de uma caverna com milhares de espécies aquáticas mas que pode assustar os mais sucestíveis, pois lá vai encontrar centenas de esqueletos de tartarugas.

Magnetic Island (Austrália)

A Magnetic Island, na Austrália, fica a apenas 20 minutos de Townsville, ao largo da costa de Queensland. Possui excelentes pontos para mergulhar, incluindo o navio naufragado HMAS Yongala. Vai poder desfrutar de águas a 25 graus, enquanto observa jamantas, polvos, serpentes marinhas, tartarugas, tubarões-touro, tubarões-tigre e corais.

Sardine Run (África do Sul)

A Sardine Run é um fenómeno que acontece todos os anos entre maio e julho, com milhões de sardinhas a migrarem pela costa leste da África do Sul. Viajam desde as águas frias de Cape Point em direção a KwaZulu-Natal.

Não faltam bons locais para mergulho ao longo do percurso. E garante quem já o experienciou: é um espectáculo nadar entre todas estas sardinhas, enquanto elas tentam fugir dos ataques de perdadores como baleias, tubarões e golfinhos.

Great Blue Hole (Belize)

O famoso Great Blue Hole fica em Belize, no centro de Lighthouse Reef, um buraco de 300 metros de diâmetro e 125 metros de profundidade no oceano. Faz parte da enorme barreira de corais do país (a segunda naior em todo o mundo) e foi declarado Património Mundial pela UNESCO em 1996.

Mergulhar neste local mítico é um sonho concretizado para muitos mergulhadores, apesar de não ser possível observar muita vida marinha. Ainda assim, avistam-se alguns peixes e espécies de tubarão de arrecife.

Port Royal (Kingston, África do Sul)

Localizada na costa sudeste da Jamaica, Port Royal é a única cidade submersa do hemisfério ocidental. Tratava-se de uma histórica cidade de piratas do Caribe e lá viveram famosos criminosos como o Barba Negra e Calico Jack. Em 1692, dois terços da cidade afundaram devido a um grande terramoto. Port Royal permaneceu perfeitamente preservada como era no dia do terremoto.

Veja também: As 5 melhores ilhas para conhecer na Tailândia

É preciso ter uma licença especial do governo da Jamaica para mergulhar nas ruínas de Port Royal. Mas quando lá estamos parece que somos transportados para as lutas de piratas do século XVII.

Ilha do Coco (Costa Rica)

A Ilha do Coco fica no litoral sul da Costa Rica, destacando-se por ser a única ilha no Pacífico este com uma floresta tropical. Património Mundial da Humanidade, é um paraíso para mergulhadores, devido à grande variedade de vinha marinha. Aqui encontra muitos tubarões-martelo, baleias-jubarte, arraias-jamanta, tubarões-baleia, tartarugas em vias de extinção e muito mais.

Manta Ray (Kailua, Estados Unidos)

A ilha Kailua é um dos melhores locais no Havai para mergulhar. Muito famosos neste destino são os mergulhos noturnos, de modo a observar os movimentos das mantas gigantes. Estes animais têm mais de dois metros de largura e podem pesar mais de uma tonelada.

Nestes mergulhos noturnos cruzamo-nos ainda com moreias e algumas espécies de tubarões. De referir que no fundo do mar foram colocadas luzes, que atraem o plâncton, que por sua vez é um chamariz para as mantas.

Percorra a galeria e veja as fotos de 7 dos melhores sítios para se fazer mergulho.

  • Estes são 7 dos melhores destinos do mundo para mergulhar
  • Estes são 7 dos melhores destinos do mundo para mergulhar
  • Estes são 7 dos melhores destinos do mundo para mergulhar
  • Estes são 7 dos melhores destinos do mundo para mergulhar
  • Estes são 7 dos melhores destinos do mundo para mergulhar
  • Estes são 7 dos melhores destinos do mundo para mergulhar
  • Estes são 7 dos melhores destinos do mundo para mergulhar
< >

Partilhar Artigo

Top