Saragoça, a Cidade das Quatro Culturas e com gastronomia deliciosa

Saragoça, a Cidade das Quatro Culturas e com gastronomia deliciosa

Saragoça, a Cidade das Quatro Culturas e com gastronomia deliciosa

Artigo de André Cruz Martins 08-10-2020

08-10-2020


Situada no norte de Espanha e capital da comunidade Autónoma de Aragão, Saragoça é uma das mais bonitas cidades espanholas. Encontra-se nas margens do rio Ebro, rodeada por belas montanhas, bosques e prados, mas também por montanhas. E beneficia de ótima localização, a meio caminho entre Barcelona e Madrid.

Ao longo da história, Saragoça foi dominada pelos romanos, muçulmanos, judeus e cristãos. Por isto, recebeu o título de “Cidade das Quatro Culturas” e todas estas influências são bem visíveis nos dias de hoje. Se ainda não teve a sorte de viajar para este destino, saiba o que não pode perder.

Duas igrejas imperdíveis

A Basílica del Pilar é a construção mais conhecida de Saragoça. Fica no centro e é o maior templo barroco de Espanha. Reza a lenda que a basílica fica no exato local onde Maria, mãe de Jesus, teria surgido ao apóstolo Tiago quando este andava a pregar aos povos da Península Ibérica. A igreja é de grandes dimensões, destacando-se a Capela do Pilar, ornamentada com muito ouro e com o teto pintado por Goya.

Leia ainda: Sevilha, uma cidade com muita história e diversão às portas do Algarve

A outra igreja mais importante é a Catedral de São Salvador. Foi construída em cima do antigo fórum romano da cidade de Caesaraugusta e da mesquita maior de Saraqusta, nome de Saragoça no tempo dos mouros. O prédio original era de estilo românico, mas foi reconstruído nos estilos gótico e barroco.

A Ponte de Pedra e o Palácio de Aljafería

A Ponte de Pedra é outra das principais atrações de Saragoça. Originalmente construída no século XII, foi sendo reconstruída e a ponte atual é do século XV. Foi feita em pedra de silhar e destaca-se pelos quatro arcos. Ainda passam carros pelo seu tabuleiro, mas apenas numa faixa de rodagem. Daqui tem-se uma das melhores vistas sobre Saragoça.

Veja também: Pedalar e surfar entre Bordéus e Bilbau, numa aventura de oito dias para fazer em 2019

Ponto de passagem obrigatória é também o Palácio fortificado de Aljafería, construído na segunda metade do século XI. Na altura, era o símbolo do poder dos árabes em Saragoça. É o único testemunho conservado de um grande edifício da arquitetura islâmica espanhola da época das Taifas.

A excelente gastronomia aragonesa

A gastronomia aragonesa é muito saborosa e um pouco pesada. Um dos pratos típicos é o El Ternasco Asado. Trata-se de um cordeiro jovem, com idade nunca superior a três meses e com carne muito tenra. Normalmente, é servido com batatas assadas.
Prove também as Migas Aragonesas, cuja origem remonta aos pastores. É um prato humilde que, com o passar do tempo, tornou-se muito popular. Normalmente, é adicionado linguiça. Delicie-se ainda com o Bacalao al Ajoarriero, que consiste em bacalhau cozido com tomate, alho e cebola, tudo regado com muito azeite. Costuma ser servido numa panela de barro.

Percorra a galeria e veja mais fotos da cidade de Saragoça.

< >

Partilhar Artigo

Top