Sheffield é a cidade do berço do futebol e também tem muita história para contar

Sheffield é a cidade do berço do futebol e também tem muita história para contar

Sheffield é a cidade do berço do futebol e também tem muita história para contar

Artigo de André Cruz Martins 14-11-2019

14-11-2019


Sheffield está longe de ser um dos principais destinos turísticos de Inglaterra, mas se tiver a possibilidade de a visitar não se vai arrepender. Apesar de ser a sexta cidade mais populosa de Inglaterra, um dia chega perfeitamente para visitar os seus principais pontos turísticos.

Este destino ganhou fama internacional no século XIX por dois motivos: a produção do aço e por lá ter sido formado o primeiro clube de futebol do mundo. Hoje em dia, é uma cidade vibrante e com muito a explorar. Saiba o que não pode mesmo perder em Sheffield.

Pelo centro da cidade

Uma das primeiras paragens enquanto explora o centro de Sheffield pode ser a sua majestosa catedral. Dedicada a São Paulo e a São Pedro, a sua construção começou no início do século XII em estilo gótico. Existe ainda uma capela e um santuário que datam do século XV. Já o magnífico telhado com anjos dourados é do século XVI. Se só tiver tempo para visitar um museu, sugerimos a Millenium Gallery. É um espaço destinado essencialmente ao artesanato e ao design, mas também poderá observar a evolução industrial da cidade e da grande importância do aço nesse processo.

Leia ainda: Cardiff, uma cidade orgulhosa do seu passado que se abriu ao mundo

Outra interessante atração turística é a Chatsworth House, que fica nos arredores de Sheffield. É o lar do duque de Devonshire e da família Cavendish desde 1549, sendo possível visitar dois andares da casa. Certamente ficará impressionado com a incrível coleção de pinturas, os móveis antigos e as esculturas neoclássicas

Uma cidade muito verde

Apesar de se ter desenvolvido como uma cidade industrial, Sheffield é hoje em dia a cidade mais verde de Inglaterra. 61% da sua área total é ocupada por espaços verdes, como jardins e parques. O Graves Park é um dos melhores parques para conhecer. Para além de muitas árvores e relva tem uma quinta pedagógica que faz as delícias dos mais pequenos.
Outro espaço verde que pode visitar é o Jardim Botânico. Inaugurado no século XIX, foi alvo de uma grande remodelação no início do século XXI, sendo um local muito aprazível para passear e conhecer centenas de espécies de plantas.

Veja também: A cidade que é a meca das compras em Inglaterra e muito mais para descobrir em Leeds

Não pode ainda perder o Jardim de Inverno. É uma das maiores estufas do Reino Unido, com 70 metros de comprimento e 22 metros de altura. Foi inaugurado em 2003 pela rainha Elizabeth II e no seu interior há mais de 2500 plantas das mais variadas partes do mundo.

O futebol e a música

Sheffield tem grande importância na história do futebol, pois foi lá que se formou o primeiro clube na história da modalidade. Estamos a falar do Sheffield United, que nasceu em 1857. De resto, foi aqui que nasceram as regras do jogo, as chamadas “Sheffield Rules” (Regras de Sheffield), que foram um código de conduta utilizado até 1877.

Essas regras foram posteriormente adotadas como as regras oficiais da Sheffield Football Association e espalharam-se para outros clubes e associações no norte da Inglaterra. O primeiro jogo de futebol entre clubes e o primeiro torneio competitivo foram disputados utilizando as Regras de Sheffield. O Bramall Lane, o primeiro recinto desportivo do Sheffield e o mais antigo estádio de futebol do mundo, continua a ser a sua casa, mas tem obviamente sofrido várias remodelações ao longo dos tempos.

A cidade foi também o berço de importantes bandas de música rock, como os históricos Def Leppard e Pulp. E também dos mais recentes, mas nem por isso menos históricos, Arctic Monkeys, um dos grupos mais conceituados da atualidade. A importância do rock é bem visível na enorme quantidade de bares de música ao vivo espalhados um pouco por toda a cidade. Dois dos mais conhecidos são o The Boardwalk e o The Grapes, onde há concertos praticamente todos os dias.

Percorra a galeria e veja mais fotos de Sheffield.

< >

Partilhar Artigo

Top