À descoberta de Stavanger, a pérola da costa sul da Noruega

À descoberta de Stavanger, a pérola da costa sul da Noruega

À descoberta de Stavanger, a pérola da costa sul da Noruega

Artigo de André Cruz Martins

Stavanger é a terceira maior cidade da Noruega, destacando-se por ser uma das capitais da energia da Europa. É aliás chamada muitas vezes de “capital do petróleo”, pois é o centro dessa indústria na Escandinávia. Mas o que importa mesmo destacar em Stavanger é a sua grande beleza, convertendo-a num excelente destino turístico. O antigo centro histórico pitoresco merece ser explorado com calma e também pode fazer um cruzeiro pelo fiorde Lysefjord. Venha connosco numa viagem a este destino na costa sul da Noruega, que não deixa indiferente quem o visita.

Pelo centro histórico

Ao caminhar pelo centro histórico, vai-se deparando com as pitorescas casas de madeira do século XVIII e XIX. Não deixe de visitar a catedral de Stavanger, a catedral mais antiga da Noruega. Foi devastada por um incêndio em 1272 e reconstruída maioritariamente em estilo Gótico.

Leia ainda: Conheça cinco emblemáticas cataratas da Noruega, o país com maiores quedas de água do mundo

Admire ainda um monumento chamado Sverd i fjell (“espadas na pedra”). Serve para celebrar a histórica batalha de Hafrsfjord, que ocorreu no ano de 872. Na altura, o rei Harold I reuniu toda a Noruega numa única coroa. O monumento tem três espadas em bronze com 10 metros de altura que estão enterradas na rocha de uma pequena colina.

Cruzeiro até ao fiorde Lysefjord

Excelente atividade a realizar em Stavanger é realizar um cruzeiro pelo fiorde Lysefjord, que fica a curta distância. Antes de chegar ao fiorde, os barcos param sempre em frente ao Preikestolen. Trata-se de uma grandiosa formação rochosa com 604 metros de altura. É possível subir ao seu topo e observar a vista deslumbrante sobre o fiorde. Atenção que pode ser um pouco assustador e se sofrer de vertigens nem por um momento pense em aventurar-se. O fiorde Lysefjord significa fiorde da luz, que advém do granito que lhe transmite cor. Mede 42 quilómetros de comprimento e devido ao seu relevo acidentado, é pouco povoado.

Veja também: Há canais, memórias da Era Viking e muitas atrações culturais para explorar em Trondheim

Em Lysefjord não deve perder uma atração conhecida como Floyrli. É famosa por ser a maior escada de madeira do mundo, com um total de 4444 degraus. O que equivale a um prédio com quase 300 andares. Um conselho: à medida que vai subindo, não olhe para baixo. Quando chega lá acima, é possível ter uma das vistas mais bonitas de Lysefjord.

Percorra a galeria e veja mais fotos de Stavanger.

< >

Partilhar Artigo

Top