Taormina: praias fantásticas, monumentos milenares e o vulcão mais ativo na Europa

Taormina: praias fantásticas, monumentos milenares e o vulcão mais ativo na Europa

Taormina: praias fantásticas, monumentos milenares e o vulcão mais ativo na Europa

Artigo de João Cidra

Taormina é um destino essencial para quem visita a Sicília pela primeira vez. Com a alcunha de Pérola do Mar Jónico, esta cidade com cerca de 10 mil habitantes tem muito para ver e explorar. Ao longo dos tempos, a beleza de Taormina foi fonte de inspiração para escritores, pintores e outros artistas, que imortalizaram a cidade nas suas obras. Destaca-se pelas suas praias, pelas atrações históricas e por ter o vulcão mais ativo da Europa.

As melhores praias

Isola Bella é a praia mais famosa em Taormina. É um local cheio de glamour e apesar das suas pequenas dimensões atrai uma legião de famosos. Tem águas límpidas e cristalinas e o único inconveniente são as suas pequenas pedras, que aconselham ao uso de chinelos. A praia Mazzeo é outra excelente possibilidade. Na linha de Isola Bella, é de pequenas dimensões e também tem muitas pedrinhas. Mesmo ao lado, fica a praia Letojanni, uma praia de maiores dimensões e bem servida por restauração. É ideal para levar a família.

A rua principal e as ruínas do Antigo Teatro Grego

A principal rua da cidade é a Corso Umberto I e homenageia o primeiro rei da Itália, Umberto I di Savoia (1878-1900). Existem muitas lojas que vendem artesanato local e prédios majestosos, de diferentes períodos: árabe, normando, gótico e barroco. Uma das principais atrações na Corso Umberto I é a Igreja de San Pancrazio, cujo nome homenageia o padroeiro da cidade. Outra igreja que merece uma visita é a de Santa Catarina.

Leia ainda: Paraísos (quase) secretos de norte a sul de Portugal

Não deixe ainda de visitar o Castelo de Sarraceno, construída pelos muçulmanos no século X. Fica no local da antiga Acrópole grega de Taormina. As ruínas do Antigo Teatro Grego são outra conhecida atração turística. Datado do século III a.C., o teatro ainda se encontra em bom estado de conservação. Recebe concertos e espetáculos de balé com frequência.

Etna, o vulcão mais ativo da Europa

O vulcão Etna, Património Mundial da UNESCO, é outro ícone de Taormina e da Sicília. Atinge 3339 metros de altura, sendo o monte mais alto da Itália. É ainda o vulcão mais ativo da Europa e o quinto mais ativo do mundo. A última erupção ocorreu no dia 28 de fevereiro de 2017. De resto, o nome Etna signfica “aquele que queima violentamente”.

Veja também: 5 capitais europeias onde pode fazer muita coisa à borla

É possível visitar o vulcão, que fica no parque regional Parco dell’Etna. A visita pode ser feita a título individual ou através de excursões. O acesso é livre até às primeiras crateras, mas a subida até à cratera central só pode ser feita de teleférico e com guias.

Percorra a galeria e veja mais fotos de Taormina, na Sicília.

< >

Partilhar Artigo

Top