Tasmânia, a ilha australiana com praias de areia branca, montanha e uma capital vibrante

Tasmânia, a ilha australiana com praias de areia branca, montanha e uma capital vibrante

Tasmânia, a ilha australiana com praias de areia branca, montanha e uma capital vibrante

Artigo de André Cruz Martins 04-10-2021

04-10-2021


Se algum dia visitar a ilha da Tasmânia, na Austrália, certamente não ficará desiludido. Isto porque este destino agrada a todo o tipo de viajantes. Na Tasmânia pode descansar em praias de areia branca e mar azul- turquesa. Também pode explorar florestas selvagens e caminhar por cordilheiras. Mas os que se “perdem” horas a fio no interior de um museu também têm boas opções para conhecer. Isto sem esquecer magníficas paisagens e gastronomia deliciosa. A Tasmânia fica a 240 quilómetros da costa sudeste da Austrália continental. Para a explorar, nada melhor do que alugar um carro.

A capital Hobart

Hobart já foi considerada a capital mundial com melhor qualidade de vida. Uma das zonas mais aprazíveis é Franklin Wharf, onde vai encontrar um porto muito bonito. É aqui que chegam os barcos que trazem os peixes que vão ser servidos nos restaurantes locais. A deliciosa gastronomia local tem muito peixe grelhado, o famoso “fish and chips” e muito marisco.  Se estiver pela cidade aos domingos de manhã passe por Salamanca Markets. Trata-se de uma feira com mais de 300 pequenas barracas que vende artesanato local e culinária regional.

Leia ainda: Austrália, a terra de contrastes e beleza selvagem

Não deixe ainda de visitar o Monte Wellington, localizado a cerca de 20 minutos do centro da cidade. O seu ponto mais alto fica 1000 metros acima do nível do mar e caso tenha espírito aventureiro e estiver em boa forma física, é perfeitamente possível escalá-lo até ao topo. E garantimos que o esforço vai valer a pena, pois em dias com poucas nuvens irá desfrutar de uma das melhores paisagens que já alguma vez observou.

Montanhas de granito rosa e uma praia de sonho

A 125 quilómetros da capital fica o Freycinet National Park. Vai ficar deslumbrado com as montanhas de granito rosa, onde é possível fazer trekking. As praias do Freycinet National Park também são magníficas. A água tem um profundo azul turquesa e as areias são brancas e finas. É um excelente lugar para fazer mergulho e observação de baleias, mas também trekking. O local mais famoso deste parque nacional é Wineglass Bay, uma baía isolada cuja praia já fez várias vezes parte da lista das melhores do mundo. Se subir as suas rochas vai poder observar uma vista magnífica.

O parque nacional mais visitado

No centro da Tasmânia fica outro incrível Parque Nacional, o Cradle Moutain National Park. É o parque mais visitado da ilha e aqui pode explorar vales, florestas, lagos e rios. E maravilhar-se com paisagens deslumbrantes e muita fauna e flora. O trilho mais conhecido é o Dove Lake Circuit, que tem 6 quilómetros de extensão. Mas não se assuste, pois a dificuldade é mínima. A caminhada dura normalmente entre duas a três horas, a velocidade moderada. O pico mais alto é o da Cradle Mountain, atingindo os 1545 metros. Para lá chegar tem de percorrer 6,4 quilómetros, desde Dove Lake.

Partilhar Artigo

Top