Toulouse, a cidade do espaço e da arquitetura majestosa

Toulouse, a cidade do espaço e da arquitetura majestosa

Toulouse, a cidade do espaço e da arquitetura majestosa

Artigo de André Cruz Martins

Toulouse, nas margens do rio Garona, é uma das mais interessantes cidades francesas. É a quarta maior no país, depois de Paris, Lyon e Marselha, destacando-se pelas construções arquitetónicas majestosas e por ser sede de várias organizações ligadas ao mundo aeroespacial.

Por outro lado, beneficia de uma localização estratégica, ficando a apenas uma hora dos Pirinéus e das suas montanhas. Mas também fica a cerca de uma hora das praias do Mar Mediterrâneo. Ou seja, é um fantástico destino para fazer neve no outono/inverno e praia na primavera/verão.

Capitólio, a atração mais conhecida

O capitólio, onde fica a Câmara Municipal, é o ponto turístico mais conhecido de Toulouse. Este magnífico palácio é um exemplo da arte neoclássica do século XVII, tendo sido construído com tijolos rosa e fachadas majestosas. Encontra-se numa grande praça com 12 000 metros quadrados, no centro da qual se encontra a cruz de Languedoc, símbolo da cidade, obra do artista Raymond Moretti.

Leia também: Lyon, uma cidade com muita história e capital da gastronomia em França

É possível visitar o capitólio de forma gratuita, começando por subir uma grande escadaria. Não deixe de admirar o teto, com inúmeras pinturas que contam a história da cidade. Passe também pela Sala dos Ilustres, onde já foram realizados vários casamentos de pessoas famosas e cerimónias políticas relevantes.

O Convento dos Jacobinos

Outro lugar imperdível em Toulouse é o Convento dos Jacobinos. É no seu interior que estão os restos mortais de São Tomás de Aquino desde 1369. Refira-se que durante a Idade Média, Toulouse foi o segundo centro europeu de peregrinação mais importante, a seguir a Santiago de Compostela. Nesse período, várias ordens religiosas assentaram arraiais na cidade e a sua influência ainda é visível nos dias de hoje.

A cidade do espaço

Toulouse é conhecida como a cidade do espaço. Isto porque é o centro da indústria aeroespacial europeia e sede da Airbus. Acolhe ainda o sistema de posicionamento Galileo, do sistema de satélite SPOT, da Avions de Transport Régional e do Vale Aeroespacial.

Veja também: Bordéus, a cidade francesa das vinhas e dos edifícios históricos

É ainda sede de um magnífico parque temático inspirado no mundo da astronomia. Chama-se Cidade do Espaço (Cité de l’Espace) e não existe nada parecido na Europa. As crianças vão adorar, mas os adultos também não ficam indiferentes às incríveis atrações. Existem réplicas de estações espaciais, foguetões e muitas salas de exposições, que exibem uniformes usados pelos astronautas e até pedaços do solo da Lua, cedidos pela Nasa.

Mas o grande ponto de interesse é mesmo o “Le Moon Runner”, em que podemos fingir que somos astronautas, com gravidade zero. A sensação é como se estivessemos a flutuar na lua.

Percorra a galeria e veja mais imagens de Toulouse.

< >

Partilhar Artigo

Top