Formentera: Uma pequena joia no Mediterrâneo

Formentera: Uma pequena joia no Mediterrâneo

Formentera: Uma pequena joia no Mediterrâneo

Artigo de Redação

Formentera é conhecida como o último paraíso do Mediterrâneo por ter sabido conjugar o turismo com a proteção do meio ambiente. A luta de várias gerações de habitantes locais tornou possível a conservação de uma ilha cujas praias de águas cristalinas e o clima fazem dela uma pequena joia do Mare Nostrum.

Só se consegue chegar a Formentera de barco vindo de Ibiza. Esta inacessibilidade transforma-a num local tranquilo para fugir do stress e da massificação. Pode desfrutar da ilha passeando em bicicleta ou banhando-se nos seus mais de 20 km de praias de areia branca e águas de infinita transparência, onde é possível praticar todo o tipo de desportos náuticos. O segredo da existência de um mar cristalino e das extensas praias de Formentera, que a diferenciam do resto do Mediterrâneo, é a pradaria de Posidonia que rodeia a ilha, uma depuradora natural que limpa a água e permite a sedimentação da areia no litoral. Um autêntico bosque submarino, que foi declarado Património da Humanidade pela UNESCO em 1999.

O sucesso turístico da ilha, amada tanto por residentes como por visitantes, assenta no facto de ainda ser possível encontrar algo de diferente em Formentera. A diferença é marcada pelo respeito pela Natureza, a sobrevivência da sua própria cultura e a visão de conseguir a exclusividade através da proteção do meio ambiente.

Outros fatores de diferenciação em Formentera são a liberdade e a sua luminosidade, que se converteram, desde os anos 70, em atrativos para artistas e artesãos que, hoje em dia, fazem parte do património diferencial da ilha. O seu design de roupa, acessórios e joias, ou as suas obras de arte, funcionam como poderosos chamarizes de Formentera.

Enseadas e recantos isolados

Formentera é a mais pequena ilha habitada do arquipélago das Baleares. Está situada a sul de Ibiza e, embora seja uma ilha pequena, a sua forma recortada faz com que possua uma grande extensão de costa (82 km) proporcionalmente à sua superfície. Ao longo da mesma existem várias praias, de grande e pequena dimensão, e numerosas pequenas enseadas e recantos isolados onde pode perder-se, como, por exemplo, as piscinas naturais, a povoação de San Agustín de Es Caló, a zona de Migjorn…

Apesar de pequena, é acessível e cómoda. Pode percorrê-la em bicicleta pelos seus caminhos verdes, bosques de pinheiros e sabinas-da-praia, pelas suas salinas e pelo interior rural. Para trajetos mais longos pode utilizar um automóvel ou uma moto.

A ilha de Formentera destaca-se pela sua enorme beleza ambiental e pela paisagem – ainda selvagem – de dunas e praias, conservadas em excelente estado. Ao desembarcar em Formentera, respira o ar de paz e da tranquilidade que a caracterizam e a convertem num lugar diferente. Em seguida, será atraído pelas suas águas únicas, graças à sua transparência e à cor turquesa inigualável que evocam latitudes tropicais.

Praias de sonho

Formentera oferece mais de 20 km de praias de areia branca e águas transparentes com combinações surpreendentes de azul. Na ilha, pode encontrar desde a típica pequena enseada isolada às praias de sonho, podendo desfrutar em todas elas de grande tranquilidade e paz, num ambiente natural e protegido das grandes multidões.

Se existe algo que torna a Formentera diferente dos outros destinos mediterrânicos é a beleza do seu litoral e a ausência de construção na maior parte da costa. A aposta de várias décadas num desenvolvimento sustentável permite, hoje em dia, usufruir de praias de beleza paradisíaca, mas com todos os serviços e toda a segurança de um destino ocidental.

Es Cavall d’en Borras

É a praia mais próxima do porto de La Sabina, acessível a pé ou de bicicleta, ao longo da costa. Tranquila, de águas cristalinas e com vista para o porto, para Es Vedrà e para os veleiros e embarcações ancorados em frente, na parte posterior encontra-se um belo bosque de sabinas-da-praia, onde se pode proteger do sol nas horas de calor mais intenso.

Es Caló

Pequeno recanto de pescadores, onde é possível saborear o mar num ambiente marinho. A praia é pequena, podendo ver-se as falésias de La Mola do lado direito.

Llevant

Praia muito extensa e bastante movimentada, devido ao seu comprimento, é possível encontrar sítios mais tranquilos e isolados, não faltando, naturalmente, os restaurantes e os bares de praia. A sua proximidade de Illetes permite percorrer a pé todas as praias existentes a norte da ilha.

S’alga (Espalmador)

Uns escassos 150 metros separam a ilha de Formentera da de Espalmador. Apesar do tamanho reduzido – três quilómetros quadrados –, esconde inúmeras maravilhas no seu interior.

Ses Platgetes

Zona de praias de areia fina e branca situada na continuação de Es Caló, em combinação com afloramentos rochosos baixos.

Illetes

As praias de Illetes, situadas no ponto mais a norte da ilha e mais próximas de Espalmador (a escassos 150 metros), são as mais visitadas e concorridas pelos turistas.

Caló des Mort

Maravilhoso recanto de Formentera para um banho, com o mar no horizonte como única testemunha da beleza da paisagem, rodeado por falésias baixas na parte posterior e algumas cabanas de pescadores.

Es Pujols

Magnífica praia situada na zona turística de Es Pujols, onde pode encontrar todos os serviços: alojamento, compras, restaurantes e desportos náuticos.

Migjorn

É uma das maiores da ilha, já que a sua extensão de areia cobre grande parte da costa sul da ilha, quase desde La Mola até Es Cap de Barbaria.

S’arenal

Praia de areia misturada com pequenas conchas arrastadas pelo mar e uma ondulação suave, que a diferenciam das outras praias de Formentera.

Sa Roqueta

Pequena enseada entre as praias de Es Pujols e de Llevant, com a ilha de Ibiza ao fundo.

Cala Saona

Esta pequena praia, apesar da pequena extensão, é uma das mais belas que se podem visitar. A sua tranquilidade e beleza característica fazem desta pequena enseada um local de visita obrigatória para o turista.

< >

Guia do viajante

Onde ir

Farol de La Mola
Povoado megalítico de Cap de Barbaria
Claro Formentera
Gran Iberico

Onde comer

Luna Restaurant

Onde ficar

Club Mar Y Land, Migjorn
Hostal La Savina
Tahiti
Farol de La Mola

Monumento dedicado a Júlio Verne. Fica no fim da autoestrada, depois da povoação Del Pilar de la Mola.

Povoado megalítico de Cap de Barbaria

Os jazigos arqueológicos de Cap de Barbaria demonstram que a ilha esteve habitada desde o ano 2000 a. C.

Tratam-se de três jazigos diferentes, que contribuíram para descobertas significativas, tais como cerâmicas, ossos e uma peça de bronze.

Club Mar Y Land, Migjorn
Hostal La Savina
Tahiti
Luna Restaurant
Claro Formentera
Gran Iberico

Clima

O clima característico da ilha é tipicamente mediterrânico, podendo ser classificado como temperado quente.

Documentos

Bilhete de identidade/Cartão do cidadão.

Outras Informações

Moeda: Euro Idioma: O oficial é o espanhol. Na maioria dos estabelecimentos turísticos fala-se também inglês, alemão, italiano e francês. Onde fazer compras: Feira de arte e artesanato, Mercado artesanal de Sant Ferran, Mercado de arte de Sant Ferran de ses Roques Horários comerciais: Os horários habituais são das 09:00 às 14:00 e das 17:00 às 20:00. Todavia, muitos estabelecimentos permanecem abertos ao meio-dia e até às 24:00 horas. Nalguns domingos ou feriados, estes centros abrem também as suas portas ao público. Centros de entretenimento: Os mais habituais – bares, pubs e discotecas – permanecem abertos quase toda a semana até às 3:00 ou 4:00 da madrugada.

Partilhar Artigo

Top