Turcas e Caicos, as águas mornas do mar do Caribe

Turcas e Caicos, as águas mornas do mar do Caribe

Turcas e Caicos, as águas mornas do mar do Caribe

Artigo de Redação 05-11-2023

05-11-2023


O arquipélago de Turcas e Caicos, formado por 40 ilhas, é um destino que está a ficar cada vez mais na moda. Belas praias de areia branca e águas azuis cristalinas seduzem os turistas que chegam diariamente à ilha de Providenciales, a mais importante, embora não seja a capital.

Das 40 ilhas, as mais conhecidas são Providenciales, North Caicos, Middle Caicos, East Caicos, South Caicos, West Caicos e Grand Turk – nesta última fica a capital, Cockburn Town. Estas ilhas, descobertas por Cristóvão Colombo em 1492, tornaram-se independentes do Reino Unido na década de 80, porém, acabaram por continuar a ser governadas como território da coroa britânica.

Leia ainda: Tonga, o paraíso que ainda é desconhecido para muitas pessoas

Providenciales é a ilha com mais população e a preferida dos turistas. Com 40 quilómetros de extensão e 25 mil habitantes, descendentes de escravos africanos, pode ser atravessada de carro em apenas 35 minutos. Tem longas faixas de areia e as principais praias são Blue Hills e Grace Bay.

Com um dos maiores recifes de coral do Mundo, 370 quilómetros de praias de areia branca, águas cristalinas e milhares de locais de mergulho, Turcas e Caicos é um local deslumbrante, que encanta os visitantes com os 320 dias de sol e uma temperatura média de 28 graus.

Veja também: Cayos: Onde predomina o paraíso

O maravilhoso visual das praias é um dos principais locais de mergulho e cada vez mais procurado. É sob as suas águas que se escondem alguns dos principais tesouros locais: basta colocar a máscara, o snorkel e os pés-de-pato para começar a procurá-los. Com uma topografia basicamente plana, oferece uma beleza natural em abundância e é habitat de golfinhos, baleias, raias, tartarugas marinhas e flamingos.

Descansar, descansar…

Praticar desportos náuticos dos mais diversos – alguns resorts oferecem muitas atividades.

Mergulho com snorkel
Com águas cristalinas e recifes que chegam a ter oito quilómetros de extensão, a apenas poucos metros de profundidade, é difícil resistir a um passeio de barco para mergulhar com snorkel. Com uma fauna variada e colorida, encontrará desde pequenos peixes em cardumes até raias e tartarugas. Com sorte, é possível avistar golfinhos.

Mergulho com cilindro
Os temidos tubarões também costumam aparecer para quem mergulha com cilindro. Em Providenciales, os passeios de barco para mergulho demoram cerca de uma hora e meia.

Nos passeios de barco pode avistar golfinhos e, principalmente, as baleias jubarte, que passam por essa região das Caraíbas entre fevereiro e abril.

Andar de caiaque
Aproveite bem as águas transparentes e tranquilas para se dedicar a esta prática marinha.

Stand up
Outra prática desportiva, o surf com remo também é outra alternativa.Pratique kitesurf, parasailing, esqui aquático ou jet-ski.

Passear por Grace Bay, onde estão as lojas que vendem artesanato, roupas e joias. Não estranhe se encontrar inúmeros enfeites em forma de um simpático lagarto, típico e símbolo desta região.

Caso queira sair à noite, vá até à marina de Turtle Cove, em Providenciales, onde estão situados os bares e restaurantes. Também há um casino.

Alugue um carro e explore a ilha – vá até ao paraíso de Ocean Point! Uma praia praticamente deserta, com água até ao joelho e sempre morna.

Leia também: 5 ilhas de sonho pouco conhecidas nas Caraíbas

Percorra a galeria e veja mais fotos de Turcas e Caicos.

  • O que fazer nas Ilhas Turcas e Caicos, além de descansar em praias paradisíacas
< >

Guia do viajante

Onde ir

Salt Cay
Praia Grace Bay
Grand Turk
Clockburn Town

Onde comer

Porter’s Island Thyme
Coco Bistro
Silver Palm Restaurant

Onde ficar

The Tuscany
Aquamarine Beach Houses
Seven Stars Resort

Clima

Tropical, com uma temperatura entre os 27 e os 32º C. Humidade alta

Documentos

Passaporte

Outras Informações

Moeda: Dólar americano Idioma: Inglês Fuso horário: - 4 horas Gastronomia: O prato local é a carne de caracol. Mesmo que não aprecie caracóis, não deixe de conhecer a maior fazenda onde são criados. Fica na Leeward Highway, em Providenciales. Não deixe de provar: Há uma cerveja local, a Turk´s Head, que é feita com a água do mar, depois de passar pelo processo de dessalinização.

Partilhar Artigo