Tudo o que precisa de saber sobre Udaipur, a cidade indiana que é a “Veneza do Oriente”
Tudo o que precisa de saber sobre Udaipur, a cidade indiana que é a “Veneza do Oriente”
Tudo o que precisa de saber sobre Udaipur, a cidade indiana que é a “Veneza do Oriente”
08-08-2023
Udaipur, a cidade mais rica da Índia, é conhecida como “Veneza do Oriente” e como “cidade dos lagos”. Dois bons cartões de visita que já dão uma ideia a respeito da beleza deste destino, localizado no sul do estado do Rajastão. O lago Pichola assume grande importância no dia-a-dia de uma cidade com majestosos palácios e que tem uma animada vida ao ar livre, com os seus habitantes a encherem restaurantes e bares. A Air India e a Air France voam de Lisboa para Udaipur, mas sempre com duas escalas, com tempo mínimo de viagem de 18 horas. Mas asseguramos que vai valer a pena passar tanto tempo no avião até chegar a esta maravilhosa cidade.
O lindo Lago Pichola
O Lago Pichola é o principal cartão-de-visita de Udaipur. É mesmo em frente à linha da água que ficam muitos dos principais edifícios e palácios, dos quais falaremos mais à frente. Ao longo das suas margens, pode realizar caminhadas muito agradáveis, mas o melhor mesmo é fazer um passeio de barco, enquanto se deleita com vistas deslumbrantes. É ainda possível contemplar o Jag Mandir, palácio construído numa ilha no meio do lago.
Durante a sua viagem de barco, também pode apreciar o Palácio do Lago, conhecido como Jag Niwas e um dos símbolos da riqueza dos marejás, os nobres da antiga civilização indiana. Não está aberto a vistas, mas pode ficar lá alojado, uma vez foi transformado num hotel do grupo Taj. Uma noite neste alojamento custa cerca de 400 euros.
O Palácio da Cidade
O Palácio da Cidade, possivelmente a maior atração de Udaipur, é o maior no Rajastão (tem 20 mil metros quadrados) e mistura as arquitecturas militar e mongol. Encontra-se nas margens do lago Pichola, na cidade velha de Udaipur. A sua construção foi iniciada no século XVI e só terminou no século XX. É um complexo de palácios, museus e hotel de luxo e costuma ter longas filas de visitantes, sendo aconselhável chegar de manhã cedo.
Leia ainda: Lecce, a “Dama do Barroco” que tem praias lindas e gastronomia fantástica
Na entrada do complexo, debaixo dos arcos do palácio, há barraquinhas que vendem artesanato típico do Rajastão. As partes mais interessantes do Palácio são os aposentos Kanch Burj, com espelhos e prata, o quarto da princesa suicida, Krishna Niwas e o quarto do Marajá Singh, Moti Mahal, com os seus objetos pessoais. Apenas parte do palácio pode ser visitada, pois a família do Marajá ainda vive em alguns de seus aposentos. O hotel de luxo no seu interior tem preços bastante simpáticos, a começar nos 85 euros por noite.
As fantásticas havelis
Haveli é uma casa ou mansão tradicional na Índia, Paquistão, Nepal e Bangladesh, que geralmente assume importância histórica e arquitetónica. A Haveli Bagore ki é uma das mais interessantes em Udaipur e fica na zona de Gangori Ghat, em frente ao lago Pichola. Foi construída por Amir Chand Badwa, o primeiro-ministro de Mewar e serviu a realeza local. O prédio já foi restaurado no seu estilo arquitetónico original e agora tem um museu.
Funciona ainda como alojamento, com cerca de 100 quartos situados à volta de pátios. Alguns dos quartos foram criados para evocar o período em que a casa foi habitada. Já outros, servem como galerias, exibindo coleções de fotografias, trajes reais e até o maior turbante do mundo. Outra haveli que se destaca é a Haveli Jagat Niwas, com vista para o lago e sobre os palácios da cidade, proporcionando um cenário muito romântico.
O tempo hindu, o melhor pôr-do-sol e as compras
Não deixe ainda de visitar o Jagdish Mandir, um templo hindu do século VII. É obrigatório deixar os sapatos à entrada e não se pode tirar fotos no interior do templo, que está sempre cheio de pessoas a cantar. O templo é todo em mármore entalhado, contando histórias míticas hindus, inclusivamente passagens do Kama Sutra. Existe um intenso cheiro a incenso no ar e um ambiente de grande misticismo. Do lado de fora, destaca-se um Garuda em bronze, o mítico pássaro gigante que transportava o deus Vishnu.
Um dos locais mais aprazíveis da cidade é o Ambrai Ghat, de onde se consegue ver um deslumbrante pôr-do-sol. É aqui que a partir do final da tarde começam a juntar-se muitos jovens para conviver. A cidade velha está repleta de lojas de artesanato que vale a pena conhecer. E também de bazares tradicionais onde pode comprar artigos como pulseiras, turbantes e joias. Não se esqueça de regatear o preço.
Comida deliciosa e muito picante
No que toca à gastronomia, em Udaipur vai provar pratos típicos indianos. E prepare-se porque a grande maioria é bem picante. Um dos restaurantes mais famosos é o Ambrai, no hotel com o mesmo nome e com vista fantástica para o Palácio da Cidade City.
Já o restaurante Tribute destaca-se pelos pratos de caril e pelos pães exóticos do Rajastão. O restaurante Kabab Mistri é especializado em pratos do norte da Índia, especialmente kebabs e diferentes tipos de caril e oriental. Está localizado em Fateh Sagar, com vistas para o lago Pichola e tem música tradicional ao vivo. Caso o seu estômago já se esteja a ressentir de tanto picante e queira um restaurante de comida ocidental, experimente o Govinda, muito perto do Palácio da Cidade.
Siga A Próxima Viagem no Instagram