Utrecht, uma Amesterdão em ponto pequeno e com muito menos turistas

Utrecht, uma Amesterdão em ponto pequeno e com muito menos turistas

Utrecht, uma Amesterdão em ponto pequeno e com muito menos turistas

Artigo de André Cruz Martins 30-12-2019

30-12-2019


A apenas meia hora de comboio de Amesterdão, Utrecht é uma pequena cidade holandesa bastante interessante. Destaca-se pelo bonito centro histórico com prédios antigos e pelos canais. Cidade cheia de estudantes (cerca de 70 mil da população de 300 mil), não falta animação nos seus bares e restaurantes. Fique a par do melhor de Utrecht, uma Amesterdão em ponto pequeno, mas com muito menos turistas. E como qualquer boa cidade holandesa, o melhor é andar muito a pé ou de bicicleta.

Passeio pelas margens dos canais

Um dos melhores programas em Utrecht é passear pelas margens dos canais. Há vários cafés onde pode tomar uma bebida enquanto observa a paisagem. E seja qual for o dia da semana, esses cafés estão sempre cheios de estudantes a tomar cervejas e a conversar.

Leia ainda: Além de Amesterdão, estas são as 5 cidades que tem de conhecer na Holanda

Oudegracht é o principal canal da cidade, sendo o mais antigo da Holanda. Aqui, é possível dar a volta à cidade de barco. Os passeios costumam durar entre meia hora e uma hora, até porque a cidade é pequena.

Domtoren, o símbolo da cidade

A Domtoren, ou a Torre da Catedral de Utrecht, é o principal símbolo desta cidade no centro da Holanda. Foi no local agora ocupado pela torre que a cidade teve sua origem, há cerca de 2 mil anos, quando os romanos se instalaram lá. Tem 112 metros metros de altura, o que a torna na torre de igreja mais alta da Holanda. Para chegar lá cima vai ter de trepar 465 degraus, pois não há elevador. Mas a vista acaba por compensar o esforço e em dias de céu completamente limpo é possível avistar Amesterdão.

Veja também: Malta, o verdadeiro “porto seguro”

No ano de 1674, Utrecht sofreu uma grande destruição, na sequência de um terramoto. Incrivelmente, a Domtoren ficou com a estrutura intata. Ao lado da Domtoren fica a Catedral de St. Martin. Curiosamente, no passado, ambos faziam parte da mesma estrutura, mas o terramoto de 1674 separou torre e catedral, e esta última ficou em parte destruída.

Comida muito simples mas saborosa

Em Utrecht, a comida tradicional é muito simples mas saborosa. Um dos pratos típicos é o Bitterballen, que são uma espécie de croquetes deliciosos. As panquecas de vários sabores são também usuais em todos os cafés e restaurantes. Outro prato tradicional é o Stamppot, que leva salsicha, bacon e puré de batata. Mas muitas vezes, para o almoço ou para o jantar, os habitantes da cidade limitam-se a comprar um cartucho de batatas fritas, que acompanham com cerveja.

Percorra a galeria e veja mais fotos da cidade de Utrecht.

< >

Partilhar Artigo

Top