Há canais, memórias da Era Viking e muitas atrações culturais para explorar em Trondheim

Há canais, memórias da Era Viking e muitas atrações culturais para explorar em Trondheim

Há canais, memórias da Era Viking e muitas atrações culturais para explorar em Trondheim

Artigo de Redação 16-02-2023

16-02-2023


Trondheim, a terceira maior cidade norueguesa, é um dos mais bonitos destinos na Escandinávia. Capital norueguesa na Era Viking – entre 1030 e 1217 – tem uma população de cerca de 200 mil pessoas. É uma espécie de “mini Amesterdão” devido aos seus canais. Pode começar a explorar a cidade pela Trondheim Torg, a praça principal do centro da cidade. Nesta área destaca-se a estátua de Olav Tryggvason, o grande responsável pela fundação de Trondheim, na Era Viking. Na zona há bons restaurantes, bares e lojas. Ali perto fica a Gamle Bybro, a principal ponte da cidade e que proporciona uma bela vista sobre as pitorescas casas da cidade, nas margens do rio Nidelva.

A Catedral de Nidaros e a ilhota de Munkholmen

Ainda pelo centro, um dos mais emblemáticos pontos de interesse é a Catedral de Nidaros. É considerada a igreja mais importante da Noruega e foi sede da primeira Arquidiocese do país e a maior igreja da Escandinávia medieval. Desde a Reforma Protestante, tem sido a catedral dos bispos luteranos da Diocese de Trondheim. Distingue-se pela ausência de luz no espaço interior, o que se traduz num convite ao silêncio e à introspeção.

Leia ainda: Helsínquia tem muita história e uma igreja que é a estrela da cidade

Depois de visitar esta imponente catedral, pode partir em direção à pequena ilhota de Munkholmen. Ali já funcionou um mosteiro, uma prisão e os serviços nazis quando a Alemanha ocupou a Noruega em 1940. Se o tempo o permitir, pode dar uma saltada às praias.

Dois museus imperdíveis

Uma das atrações culturais mais interessantes de Trondheim é o Museu do Palácio do Arcebispo. Tem muitas relíquias arqueológicas, que foram encontradas em escavações realizadas em Trondheim ao longo dos séculos. Mas se só puder visitar um museu, sugerimos o Rockheim, museu da música rock e pop. Conta a história desde dois géneros e o espaço é muito visual e auditivo, com vários tipos de música consoante as salas onde vamos entrando. Também pode testar as suas habilidades à guitarra e ao piano. Tem um restaurante panorâmico e do lado de fora, o edifício destaca-se pelas luzes que brilham intensamente durante toda a noite.

Partilhar Artigo