Um belo centro histórico, magníficos vinhos e mais para descobrir em Valladolid

Um belo centro histórico, magníficos vinhos e mais para descobrir em Valladolid

Um belo centro histórico, magníficos vinhos e mais para descobrir em Valladolid

Artigo de André Cruz Martins

Valladolid, no norte de Espanha, é uma cidade bastante interessante para visitar. A capital da província de Castelo e Leão tem um bonito centro histórico e distingue-se pelos bons museus e por um parque de grandes dimensões onde reina a tranquilidade. Nos últimos anos, Valladolid ganhou grande projeção como um dos principais destinos espanhóis para enoturismo.

A Plaza Mayor e o Campo Grande

Grande parte dos visitantes começa por explorar o centro de Valladolid pela Plaza Mayor, o principal ponto de encontro para locais e turistas. No seu centro, encontra-se a estátua do conde Pedro Ansúrez, uma das maiores figuras históricas da cidade. Fechada e com arcadas, a praça foi utilizada ao longo dos séculos como mercado e palco de celebrações populares. Nos dias de hoje, tem restaurantes, bares e lojas. A sua estrutura serviu de modelo para a construção de outras Plazas Mayores, nomeadamente a de Madrid e a de Salamanca.

Leia ainda: O que fazer à borla… em Madrid

Outro local incontornável é o Campo Grande, um grande parque urbano que fica em pleno centro. Para além de muitas árvores, tem uma pequena cascata e um lago artifical onde as crianças podem fazer um passeio de barco. As estrelas da companhia são os pavões reais, que passeiam livremente pelo parque. Visite ainda a Catedral de Valladolid, construída no século XVI em estilo renascentista.

A Escola de Cavalaria e uma excelente galeria de arte

A Escola de Cavalaria é um dos principais locais de interesse de Valladolid. Fica num imponente edifício que constitui excelente exemplar da arquitetura monumental das primeiras décadas do século XX. Aproveite para visitar o Museu, que reúne documentos, armas e outros objetos que recordam os tempos gloriosos da Cavalaria espanhola. Vai encontrar belas pinturas, esculturas, armas, troféus, fotografias e outros objetos. São organizadas visitas guiadas pela Escola de Cavalaria, com a duração de cerca de duas horas.

Veja também: Toledo é a cidade espanhola dos edifícios históricos, de El Greco e de Dom Quixote

Os apreciadores de arte não podem deixar de conhecer a Pasaje Gutiérrez, uma galeria comercial muito antiga, que foi inaugurada em 1886. É um dos melhores exemplos das galerias do século XIX, fazendo lembrar o ambiente de Milão e Paris. Lá dentro, funcionam pequenas lojas, bares e um restaurante.

Região de excelência para Enoturismo

Valladolid é um dos mais famosos destinos espanhóis para enoturismio. Os vinhos mais famosos são o tinto Ribera del Duero, o branco Rueda e o rosé Cigales. Em menor escala, mas ainda dignos de nota, encontramos os vinhos de Toro. Existem várias adegas dignas de serem visitadas e Quintas que serevem de alojamento. A casta mais famosa é mesmo Ribera del Duero, na qual aconselhamos a que visite as adegas de Vega Sicilia, de Protos e, principalmente, de Arzuaga Navarro. Esta última também poussui restaurante e hotel.

Percorra a galeria e veja mais imagens de Valladolid.

< >

Partilhar Artigo

Top