Xcaret, o parque ecológico que oferece uma experiência inesquecível no México

Xcaret, o parque ecológico que oferece uma experiência inesquecível no México

Xcaret, o parque ecológico que oferece uma experiência inesquecível no México

Artigo de André Cruz Martins

O turismo em redor de Cancun e Playa del Carmen, no México, está muito centrado nas magníficas praias e na exploração das ruínas Maias. Há no entanto mais a descobrir e para quem quiser viver um dia diferente e cheio de diversão, sugerimos uma ida ao Xcaret. Trata-se de um parque ecológico localizado a 80 quilómetros da Zona Hoteleira de Cancun e a apenas 10 quilómetros do centro da Playa del Carmen.

< >

Viaje connosco até Marrocos. Saiba mais aqui

No local não faltam muitos animais, atrações culturais e até uma praia e um rio subterrâneo. Um aviso prévio: lá dentro só é permitido o uso de protetor solar biodegradável, que pode ser comprado no próprio parque ou em farmácias e supermercados da região. O parque destaca-se pela sua enorme dimensão e por isso, tenha à mão o mapa do local, que é distribuído à entrada.

Inúmeras espécies animais e o rio subterrâneo

O parque funciona como uma espécie de jardim zoológico, sendo possível encontrar muitas espécies de aves, com destaque para os inúmeros flamingos e araras. É possível alimentar estas aves, com ajuda dos instrutores. Numa área específica funciona o Mariposario, dedicado às borboletas e onde podemos encontrar muitas cascatas e árvores.

Numa área designada por Caleta, existem peixes-boi, arraias e a possibilidade de fazer snorkeling. Nesta última atividade, há ligação ao rio subterrâneo (já lá vamos) e ao mar. E no Aquário há tartarugas-marinhas, tanques com arraias, crocodilos, tubarões e recifes de corais.

Veja também: Colômbia, o destino que merece uma visita com a mochila às costas

O rio subterrâneo é possivelmente a atração mais conhecida do parque. Só é possível entrar na água com colete e a água é um pouco fria, pelo menos comparando com as praias de Cancún. O percurso de 600 metros passa por túneis escuros e cavidades muito bonitas. Caso queira desistir a meio do trajeto, existem diversas saídas alternativas.

Atividades com golfinhos e tubarões

Depois de sair do rio vai chegar à zona da praia particular do parque. Para além da areia e do mar, há um bar e um restaurante. Mesmo ali ao lado, é possível fazer atividades como nadar com golfinhos ou tubarões e passear numa lancha rápida. Nesta zona existem ainda piscinas naturais, que recebem a água do mar.

A “Casa dos Murmúrios” e a Torre Panorâmica

Um dos locais mais carismáticos do Xcaret é a “Casa dos Murmúrios”, que funciona como uma loja, vendendo pequenas caveiras e objetos relacionados com a religião e a temática do Dia dos Mortos. A casa deve o seu nome ao formato da sua construção em forma de cúpula: a sua acústica permite ouvir murmúrios quando alguém na parte central do edifício diz algo, mesmo que esteja a falar baixo. Por fim, referência à Torre Panorâmica, o ponto mais alto do parque. Daqui tem-se uma bela vista a 360 graus para toda a região da Riviera Maya.

Bilhetes

Existem dois tipos de bilhetes no Xcaret: o básico, que custa 99 dólares (89 euros) por pessoa e o “Plus”, a 129 dólares (116 euros). As crianças entre os 5 e os 11 anos entram por metade do preço e para menores de 5 anos a entrada é gratuita.

Os dois tipos de ingresso permitem visitar a praia, o rio subterrâneo, o aquário e todas as outras áreas do parque. E ainda assistir aos espetáculos e usar coletes salva-vidas, bóias e vestiários. O “Plus” inclui um almoço com buffet e bebidas, permite o uso de armários guarda-volumes e também o empréstimo de snorkel para fazer mergulho.

Percorra a galeria e veja mais fotos do Parque Xcaret.

< >

Partilhar Artigo

Top