Zadar, a cidade croata com monumentos originais e um famoso pôr do sol

Zadar, a cidade croata com monumentos originais e um famoso pôr do sol

Zadar, a cidade croata com monumentos originais e um famoso pôr do sol

Artigo de André Cruz Martins

Zadar é uma pequena cidade croata, com apenas 70 mil habitantes. É sem dúvida uma das mais bonitas cidades do Adriático e durante mais de 1000 anos foi a capital da região da Dalmácia. A sua joia da coroa é o centro histórico que fica entre muralhas. Ao caminhar pelas suas ruelas parece que estamos a viajar no tempo, até porque esta é a mais antiga cidade croata habitada. Zadar destaca-se ainda por dois monumentos muito originais que são as suas atrações turísticas mais famosas e dos quais falaremos com detalhe.

Sol é a estrela da companhia

Zadar tem a fama de ter um magnífico pôr do sol, ao qual se rendeu o famoso realizador de cinema Alfred Hitchcock. “Zadar tem o pôr-do-sol mais bonito do mundo, mais bonito do que o de Key West, na Flórida”, elogiou. Nada melhor do que sentarmo-nos numa das várias esplanadas da cidade enquanto observamos esta autêntica maravilha da natureza.

Leia ainda: Rijeka é um tesouro escondido na Croácia com muita história e um grande parque nacional

E para aproveitar o Astro-Rei, foi construído um monumento a que foi dado o nome de Saudação Ao Sol. É um grande círculo de led com 22 metros de diâmetro à beira-mar, criado pelo arquiteto local Nikola Basicque. Possui cerca de 300 placas de vidro em várias camadas. Estas placas revestidas com células solares absorvem a luz solar durante o dia e, depois do pôr-do-sol, produzem uma luz brilhante. A energia solar absorvida também serve para iluminar uma parte da costa de Zadar.

O Órgão Marítimo e a Igreja São Donato

Outro monumento bastante original em Zadar é o Orgão Marítimo. Feito em mármore, existe desde 2005 e fica muito perto do Monumento de Saudação ao Sol. Ao longo de 70 metros de comprimento, os canais deste órgão ligam 35 tubos. Cada tubo atravessa a estrutura e entra em contacto com o Mar Adriático, enquanto no topo há pequenos orifícios que juntos criam uma melodia surpreendente. As notas que vão surgindo são aleatórias e dependem da forma como as ondas se projetam contra o órgão.

Veja também: Cavtat, o melhor segredo da Croácia

Outro monumento a não perder é a Igreja de São Donato. Destaca-se pelas paredes circulares e é um representante perfeito da arquitetura da Dalmácia bizantina. O exterior majestoso faz antever um interior opulento que não se confirma. Ainda assim, apesar da austeridade, merece ser visitada. Esta igreja foi construída sobre o fórum romano, do qual ainda é possível observar algumas ruínas. Mesmo ali ao lado suba à Torre do Sino, que faz parte da Catedral de Santa Anastácia. Vai observar uma vista incrível da cidade.

Riva, o calcadão à beira-mar

Do outro lado do fórum fica a Riva, um encantador calçadão à beira-mar. Uma das melhores atividades em Zadar é passear nesta zona e parar nos quiosques que vendem artesanato. Se não for muito friorento pode tomar banho no mar, mas atenção que a temperatura da água normalmente é baixa. Pode também passear de barco ou no famoso Submarino Amarelo. Apesar do nome, não mergulha na água e faz lembrar o famoso “Yellow Submarine” dos Beatles.

A finalizar, não poderíamos deixar de fazer referência à boa gastronomia da cidade. Asseguramos que aqui vai comer do melhor marisco que já alguma vez saboreou. E como acontece em qualquer outro destino na Croácia, há muita influência da comida italiana.

Percorra a galeria e veja mais imagens de Zadar.

  • Zadar e uma das joias do Adriatico
< >

Partilhar Artigo

Top