Zug, a cidade suíça que tem um belo centro histórico e é famosa pelas cerejas

Zug, a cidade suíça que tem um belo centro histórico e é famosa pelas cerejas

Zug, a cidade suíça que tem um belo centro histórico e é famosa pelas cerejas

Artigo de Redação 01-11-2023

01-11-2023


Pouco mencionada nos roteiros turísticos, Zug é uma das cidades mais pitorescas da Suíça. Fica no centro do país e é a capital do cantão com o mesmo nome. Apesar da sua pequena dimensão, destaca-se por ser sede de algumas multinacionais. E também escolha para muitos bilionários terem casa.

A explicação é simples, residindo no facto deste cantão ser um dos que possui uma taxa de impostos mais baixa no país. Em Zug há praticamente o triplo de pessoas que lá trabalham face ao número de habitantes (uma proporção de cerca de 80 mil para 30 mil).

Pelo centro histórico

A Torre Zyt, com 50 metros de altura e que começou a ser construída no século XIII, é o grande símbolo de Zug. Cresceu de dimensão ao longo dos tempos e em 1574 foi-lhe adicionado um enorme relógio. Debaixo desse relógio, destaca-se um relógio astronómico com quatro ponteiros, indicando semana, fase da lua, mês e ano bissexto. Está aberta a visitas, sendo possível descer até às antigas celas, isto porque no passado funcionou como prisão.

Leia ainda: Lucerna é para muitas pessoas a cidade mais bonita da Suíça e é fácil de perceber porquê

O centro destaca-se pelas ruas estreitas e construções medievais e deve ser percorrido sem pressas. Não deixe de visitar o pequeno castelo de Zug, onde hoje funciona um museu que conta a história desta região ao longo dos séculos. Passe ainda pelo Rosengarten, um jardim cheio de flores com vista para o lago.

O lago de Zug

A cidade encontra-se nas margens do Zugersee (Lago de Zug). Um dos melhores programas é passear pelo longo paredão em frente do lago, enquanto se observa a bela paisagem. Ao longe, é possível avistar a imponente Burgerstock, uma enorme montanha. Também pode sentar-se num dos vários cafés e restaurantes desta área. Outra atividade interessante é realizar um passeio de barco. No verão, aconselhamos a que opte por estar a bordo no momento do pôr-do-sol, de modo a captar vistas que jamais esquecerá.

A cidade das cerejas

Zug está para a Suíça como o Fundão está para Portugal. É isso mesmo que está a pensar. Há vários século que as cerejas são produzidas na cidade em grande quantidade e existem várias lojas e um mercado onde são vendidas. Existem também compotas e outras delícias feitas a partir de cerejas. Nomeadamente a famosa torta de cereja, que é vendida em quase todos os cafés e restaurantes.

  • Zug, a cidade suíça que atrai bilionários tem um belo centro histórico e é famosa pelas cerejas
< >

Partilhar Artigo