A «carvoaria» que serve petiscos e espumantes a caminho do Castelo de São Jorge

A «carvoaria» que serve petiscos e espumantes a caminho do Castelo de São Jorge

A «carvoaria» que serve petiscos e espumantes a caminho do Castelo de São Jorge

Artigo de Redação 26-03-2018

26-03-2018


A Espumantaria do Petisco é um um espaço convidativo para provar, petiscar e partilhar os petiscos tradicionais portugueses do Chef Victor Hugo (que se inspirou nas receitas da avó Rosa), antes ou depois de uma visita ao Castelo de São Jorge, ou simplesmente para um encontro entre amigos, ou até para um jantar romântico acompanhado por uma borbulhante taça de espumante.

Pode optar por ficar na esplanada com vista privilegiada para Lisboa, ao balcão ou na sala com ambiente industrial, com paredes decoradas pelas garrafas de espumante e de vinho que se servem na Espumantaria.

A recebê-lo pode estar o Artur ou a Rita que com toda a sua simpatia aconselham o que pode degustar da carta, onde brilha uma rigorosa seleção de produtos da época, com toda a frescura e a autenticidade dos ingredientes. De destacar a «Sopa de Ervilhas com Ovo Escalfado», «Escabeche de Codorniz», «Salada de Favas com Tofu», «Tábua de Queijos Nacionais com Compota de Abóbora», «Peixinhos ‘na’ Horta», um delicioso e suculento «Arroz de Garoupa e Camarão» ou um saboroso «Tártaro de Novilho». A refeição finaliza com a típica e gulosa «Mousse de Chocolate com Crumble e Cheirinho».

Depois da escolha do prato, basta escolher um dos 17 espumantes nacionais disponíveis na carta para harmonizar a refeição. A reinterpretação dos petiscos faz-se de forma simples e despretensiosa, não deixando de ser fiel aos sabores e elementos que os caracterizam. Sem dúvida, uma cozinha atual e humilde, com uma execução cuidada e familiar.

Uma carvoaria que servia bebidas em 1835

A tradição gastronómica deste espaço remonta a 1835, quando ali operava uma pequena carvoaria que servia, também, bebidas e petiscos. O projeto de arquitetura da Espumantaria do Petisco, a cargo da dupla Laura Palma e Tiago Filipe Santos, honrou a história do espaço conservando as salas e layout, bem como alguns dos materiais originais, como o mármore de Estremoz e o tijolo de burro. No interior, a tradição dos materiais vive lado a lado com a modernidade do ambiente industrial, e das ilustrações do artista João Serrano.

Nuno Correia Pereira é um dos empreendedores responsáveis por este e outros projetos que, nos últimos anos, têm vindo a trazer «novidade» à cidade de Lisboa. «Em 2013, abrimos a Espumantaria do Cais, no Cais do Sodré, um espaço com uma seleção única de espumantes nacionais, algo que não existia em Lisboa», refere Nuno Correia Pereira. «Atualmente, estamos com quatro projetos, todos em fases de crescimento distintas: a Espumantaria do Cais, a Espumantaria do Petisco, o Peixola e o Ferroviário, o antigo Clube Ferroviário que abrirá ao público totalmente remodelado já em 2018. Em 2017, alcançámos ainda um dos nossos sonhos com o lançamento do nosso próprio espumante, o ‘Da Casa’, que se encontra à venda em todos os nossos espaços», produzido em parceria com a Quinta do Ferro, em Baião.

Onde fica:
Calçado do Marquês de Tancos nº1, Lisboa
Reservas: Tel.: 965 515 200; E-mail:info@[email protected]

Horário:

De novembro a março – Todos os dias das 11:00 às 23:00.

De abril a outubro: Todos os dias das 10:00 à 1:00

Texto: Virgínia Esteves ([email protected])

< >

Partilhar Artigo