As melhores praias fluviais de Portugal

As melhores praias fluviais de Portugal

As melhores praias fluviais de Portugal

Artigo de Sofia Sérgio

As praias fluviais são cada vez mais uma opção para as pessoas, seja no interior do país, ou para aquelas que não gostam da confusão da praia. Neste artigo, sugerimos-lhe várias praias fluviais, por esse Portugal fora, e que merecem uma visita, seja nas férias ou durante uma escapadinha.

Reconquinho – Penacova

Esta praia fluvial tem todas as comodidades que são essenciais para ter bandeira azul, ou seja, possuí nadador-salvador, café com casas de banho com duches, cais de barcos, campo de futebol, parque infantil, uma zona de piqueniques e fluvioteca, que é uma biblioteca que está presente nas praias fluviais, mas apenas existe no verão. Situa-se no Rio Mondego e tem uma ponte de madeira que atravessa o rio, o que permite a que muitas pessoas saltem para a água.

Louçainha – Penela

Fica no meio da serra, por isso, tudo à volta é verde das árvores e flores. Esta praia fluvial tem bandeira azul, acesso facilitado, café/restaurante com vista para toda a praia, um parque de piquenique e uma prancha para mergulhos. As Aldeias de Xisto de Ferraria de São João é um ponto turístico que fica aqui perto e que merece a sua visita, assim como o castelo de Penela, um monumento que foi conquistado por D. Afonso Henriques.

Valeta – Arcos de Valdevez

No distrito de Viana do Castelo, este é a praia fluvial que fica no centro da cidade de Arcos de Valdevez. Os mergulhos são dados nas águas doces do Rio Vez e, apesar de não ter bandeira azul, esta praia é regulada pela Autoridade de Saúde.

Foz de Égua – Piodão

Situa-se na serra do Açor e é uma piscina natural de águas claras e frias, que faz a ligação entre duas ribeiras, a de Piodão e Chãs. Por cima das águas do Rio Alvoco, existem duas pontes de pedra, e uma mais alta de madeira, mas nenhuma delas tem altura suficiente para saltos, por isso, não é aconselhável fazê-lo. A beleza esta praia fluvial vai além da água clara, uma vez que o aspeto serrano das casas à volta dá-lhe um ar especial e único.

Agroal – Ourém

As águas do Rio Nabão fazem esta praia ser uma das mais bonitas de Portugal e a frescura da água vem da nascente de Agroal. Esta praia fluvial é indicada para toda a família, porque a profundidade vai de 90 centímetros a 2.70 metros, no entanto, não é permitido saltar, insufláveis e bloquear as escadas de acesso. Há vigilância, casas de banho com duches, café, restaurante, espaços verdes, parque para piqueniques, parque de estacionamento, vendedores e policiamento.

< >

Partilhar Artigo

Top