Melides, um dos últimos redutos selvagens da costa alentejana tem fama além-fronteiras

Melides, um dos últimos redutos selvagens da costa alentejana tem fama além-fronteiras

Melides, um dos últimos redutos selvagens da costa alentejana tem fama além-fronteiras

Artigo de André Cruz Martins

Melides, no concelho de Grândola, é uma das mais belas aldeias da costa alentejana. E ganhou destaque internacional por ter sido alvo de um artigo do conceituado jornal New York Times, que sublinhou os seus encantos. A publicação norte-americana sublinha o facto “deste local permanecer autêntico e intocado”.

Esta projeção de Melides além-fronteiras fica em parte a dever-se ao facto de lá viverem algumas personalidades do mundo artístico internacional. Por exemplo Christian Louboutin, designer de moda francês, que até pretende construir um hotel na região. E ainda o enólogo italiano Noemi Marone Cinzano, o designer Phillipe Starck e o artista alemão Anselm Kiefer.

As praias selvagens

Mas afinal de contas o que tem Melides de especial? Em primeiro lugar, as magníficas praias selvagens. A Praia da Aberta Nova, com extenso areal, está rodeada por dunas que a separam do pinhal e que conservam a flora original. Ainda assim, não preserva totalmente o lado selvagem, pois tem nadador-salvador e um bar de apoio.

Leia ainda: 10 aldeias imperdíveis em Portugal que tem de visitar

A Praia da Galé-Fontainhas, que ostenta o galardão “Qualidade de Ouro”, destaca-se pelo património natural. O areal é confinado a nascente por uma lindíssima arriba que chega a atingir mais de 50 metros de altura. Também tem nadador salvador, apesar de ser uma praia muito pouco frequentada. Outra praia fabulosa é a Vigia, cujo acesso é feito por uma estrada de terra batida. A mansão de Christian Louboutin fica mesmo ao lado da praia.

Um paraíso para observação de aves

Melides encontra-se numa zona perfeita para os amantes de observação de aves. Na Lagoa de Melides fica uma casa de madeira com informação sobre as espécies mais importantes, nomeadamente o pilrito-das-praias, o guincho-comum, a marrequinha e o cartaxo-comum.

Veja também: Aljezur e Odeceixe, os destinos da Costa Vicentina para quem não gosta de multidões

A Lagoa de Melides é um local de beleza única, com uma grande riqueza de fauna e flora. É ideal para quem procura um refúgio de tranquilidade, em silêncio profundo.

Dois restaurantes para provar a gastronomia local

Melides é servida por excelentes restaurantes. O Flor de Sal by Melides, aberto deste abril de 2017, fica junto da Lagoa de Melides. Apresenta comida sofisticada e a degustação de pratos ou petiscos. Tudo com uma fantástica vista para o mar. Já a proposta do restaurante Quinta do Lourenço é completamente diferente. Situado na Estrada Nacional 261, é um restaurante rústico comida divinal. A carne com amêijoas e camarão, as migas com carne e o ensopado de enguias são alguns dos pratos.

Sugestão de alojamento

O Nômade Eco Lounge é um excelente local para ficar alojado em Melides. Fica a apenas 5 quilómetros da aldeia e tem uma incrível piscina natural exterior. É uma sugestão de turismo selvagem com apartamentos que possuem terraço privado. Tudo em comunhão com a natureza. Preços a partir de 80 euros por noite para quarto duplo.

Percorra a galeria e veja imagens de Melides.

< >

Partilhar Artigo

Top