O roteiro perfeito para ficar a conhecer Alte, a aldeia mais típica do Algarve

O roteiro perfeito para ficar a conhecer Alte, a aldeia mais típica do Algarve

O roteiro perfeito para ficar a conhecer Alte, a aldeia mais típica do Algarve

Artigo de André Cruz Martins

O Algarve está muito associado a a praias e cidades costeiras. No entanto, Alte, situada no sopé da serra do Caldeirão, propõe-nos um outro Algarve. Esta aldeia típica do interior fica no concelho de Loulé destaca-se pelo centro histórico muito bem conservado e pelas bonitas casas pintadas de branco.

Leia ainda: 10 aldeias imperdíveis em Portugal que tem de visitar

A sua visita a este destino tão pitoresco pode começar pela Cascata Queda do Vigário. É a parte terminal de uma sequência de cascatas formadas em tufos calcários existentes na ribeira de Alte. Popularmente é designada de açude. Atinge os 24 metros de altura e cai num grande lago que se assemelha a um alguidar, num local de grande beleza natural.

Pelo centro histórico

Para muitos, Alte, que teve a sua origem na ocupação romana, é a aldeia mais típica do Algarve. No centro histórico não perca a Igreja Matriz de Alte, também conhecida como Igreja de Nossa Senhora da Conceição. Foi originalmente construída no século XIII por D. Bona, que detinha direitos sobre a vila. O seu interior é formado por três naves separadas por arcos, apoiadas em colunas, estando revestida por azulejos azuis e brancos do século XVIII e por talha de estilo barroco. Outro dos lugares a visitar é o antigo moinho de água do século XII. E nas ruas encontramos várias lojas de artesanato onde é possível adquirir produtos locais. Se o calor apertar, dê um mergulho nas piscinas naturais

Um museu e um restaurante

Em Alte pode ainda conhecer o Museu Cândido Guerreiro e Condes de Alte. Resultou da conversão do antigo solar dos Condes de Alte em pólo museológico. Entre o seu espólio destacam-se objetos do escritor Cândido Guerreiro e dos condes de Alte. E ainda património etnográfico como trajes e alfaias agrícolas.

Veja também: Cantanhede, uma cidade com história, cultura e gastronomia afamada

O restaurante Cantinho D’Alte é a nossa sugestão para experimentar o melhor da gastronomia algarvia. Fica no centro histórico, mais propriamente na Avenida 25 de Abril. A sua decoração faz lembrar as casas típicas algarvias e o ambiente é acolhedor. Se estiver na disposição de comer carne, experimente as saborosas espetadas. E se preferir peixe, prove o fabuloso tamboril na caçarola. À sobremesa, não podiam faltar os Dom Rodrigos, o doce mais típico do Algarve, que leva gila e amêndoa.

Percorra a galeria e veja mais imagens de Alte.

< >

Partilhar Artigo

Top