Moinho Nascente de Alburrica aberto a visitas dias 21 de julho e 11 de agosto

Moinho Nascente de Alburrica aberto a visitas dias 21 de julho e 11 de agosto

Moinho Nascente de Alburrica aberto a visitas dias 21 de julho e 11 de agosto

Artigo de Redação

O Moinho Nascente de Alburrica, localizado na orla ribeirinha do concelho do Barreiro, irá estar aberto a visitas, para a população em geral, todos os meses, até final de agosto de 2018. As próximas visitas agendadas realizam-se dias 21 de julho e 11 de agosto de 2018, com o horário das 16:00 às 18:00.

As visitas são gratuitas, mas as inscrições obrigatórias e devem ser efetuadas junto do Posto de Turismo do Município (Terminal Rodo-Ferro-Fluvial do Barreiro, loja n.º 10; Tel. 21 206 82 87; E-mail: postodeturismo@cm-barreiro.pt; Horário: terça-feira a sábado, das 9:30 às 13:00 e das 14:30 às 18:00).

O Moinho de Vento Nascente de Alburrica, de tipologia tradicional, foi reabilitado pela Autarquia do Barreiro de forma a readquirir as características funcionais originais, tendo, para isso, sido dotado de um engenho novo e necessário ao seu funcionamento.

No espaço de Alburrica, a atividade moageira esteve presente desde o séc. XV, primeiro através dos moinhos de maré que, por exigência dos tempos, foram dando lugar a moagens mais produtivas como o caso dos moinhos de vento. Em Alburrica, os três moinhos de vento foram mandados construir em 1852, um por José Francisco da Costa – o Moinho de vento Poente – e dois por José Pedro da Costa, o Moinho de vento Nascente e o Moinho Gigante, assim chamado por ser de tipologia inglesa.

De forma a poder fazer eco da sua importância enquanto Património histórico edificado e manter viva a memória de uma atividade tradicional, tão importante durante séculos, até ao aparecimento das moagens a vapor, este Moinho de vento Nascente, pode, agora, ser redescoberto nestas visitas guiadas.

 

Texto: CMB

Partilhar Artigo

Top