Centenário do Copacabana Palace: Luxo e requinte num só lugar

Centenário do Copacabana Palace: Luxo e requinte num só lugar

Centenário do Copacabana Palace: Luxo e requinte num só lugar

Artigo de Redação 07-09-2023

07-09-2023


Um século! O hotel Copacabana Palace, localizado numa das praias mais famosas do mundo e ícone de beleza e sofisticação no Rio de Janeiro, acaba de completar 100 anos. E o melhor: com muita história para contar – a começar pelas estrelas, inclusive da realeza como o Rei Charles III, a princesa Diana, Madonna, Nat King Cole, Brigitte Bardot, Viola Davis e muito mais que já passaram por sua porta-giratória.

Para comemorar uma data tão marcante houve um espetáculo do DJ Alok, na praia de Copacabana, em frente ao hotel, que juntou reuniu mais de um milhão de pessoas. Além do show, realizou-se um jantar de gala com famosos de peso, como Flávia Alessandra, Thaís Araújo e outras figuras.

O Copacabana Palace foi um desejo do Presidente Epitácio Pessoa

Dono de uma história fascinante e de muito requinte, o Copacabana Palace teve a sua construção entre 1919 e 1923 (sendo inaugurado no dia 13 de agosto), por uma iniciativa de Octávio Guinle. Este empresário foi contactado pelo Presidente do Brasil da altura, Epitácio Pessoa, que desejava ter um grande hotel de turismo na então capital do país, que na época era o Rio de Janeiro – atualmente situa-se na cidade de Brasília.

Leia também: Um roteiro de 3 dias para iniciantes no Rio de Janeiro

Para a execução do projeto foi contratado o renomado arquiteto francês Joseph Gire, que se inspirou nos magníficos hotéis europeus, como o Le Negresco em Nice e o Carlton em Cannes, para criar essa obra arquitetónica, que é uma das marcas do Rio de Janeiro.

Copacabana Palace pinta a praia com sua presença

Atualmente é um dos marcos da cidade e tornou-se um hábito passar pela praia de Copacabana e fazer uma paragem para tirar uma selfie com o badalado hotel ao fundo. Património histórico e cultural, com mais de 12 mil metros quadrados, o Copacabana Palace oferece 220 apartamentos e suítes, que combinam decoração clássica com elementos contemporâneos.

Os quartos estão distribuídos entre o prédio principal e o anexo, construído em 1948. No prédio principal, os 145 apartamentos oferecem duas opções de acomodação: o Apartamento Superior Vista Cidade, com vista para o bairro de Copacabana, e o Apartamento Luxo Frente Mar, com vista para a praia.

Leia também: Ilha Grande, um paraíso de tranquilidade perto do Rio de Janeiro

Para os hóspedes mais exigentes, o hotel disponibiliza acomodações ainda mais luxuosas e exclusivas, como a Suíte Piscina Vista Mar e a Suíte Avenida Vista Cidade, no prédio anexo, além da Suíte Luxo, no prédio principal.

Entre as mais cobiçadas, destacam-se as sete luxuosas suítes no sexto andar, que proporcionam acesso exclusivo a um terraço e piscina privativos, a famosa “Black Pool”, que teve estrelas de peso em sua água, como a princesa Diana.

O “Copa”, como é chamado pelos frequentadores, também oferece serviço aos hóspedes na areia, mas, se a ideia for ficar na “vidinha de hotel”, o melhor é ficar por ali mesmo. Se sol, sal e areia “não for a pedida do dia”, o melhor é aproveitar a piscina.

Este espaço é dos mais concorridos e foi frequentada por astros como Jayne Mansfield. Por falar na atriz, em 1959 ela deu que falar no baile de carnaval do hotel, ao lado do seu marido, Mickey Hargitay. Jayne, considerada um sex symbol, quase ficou nua no meio da pista de dança depois de alguém lhe ter aberto o fecho do vestido.

Hotel de padrão internacional

É dentro do hotel que o requinte e glamour imperam. Além de todo conforto e exclusividade oferecida, dois restaurantes, donos de uma estrela Michelin, ditam o que há de melhor à mesa: o italiano Cipriani, comandado por Aniello Cassese, e o pan-asiático Mee, sob a batuta de Alberto Morisawa possuem pratos de tirar o fôlego.

Há ainda o tradicional Pérgula, restaurante all-day-dining do hotel, que foi renovado no final de 2017 e que evoluiu para um hotspot tropical mais jovem. O menu à la carte traz o melhor da cozinha mediterrânea com um toque carioca, priorizando ingredientes brasileiros de produtores regionais.

Aos sábados, hóspedes e visitantes podem saborear sabores tradicionais brasileiros no farto buffet de feijoada. O restaurante tem vista para o mar e para a famosa piscina do Copa – que é perfeita para o brunch de domingo, com um cardápio que promete frutas, pães, frutos do mar, carnes e queijos, além de espumante do hotel.

Copacabana Palace palco de eventos históricos

Ao longo de seus 100 anos de história, o hotel tem sido palco de importantes acontecimentos históricos e culturais. O tradicional salão Golden Room, inaugurado em 1938, foi palco para shows de grandes nomes como Ella Fitzgerald e Edith Piaf. Isto sem falar no tradicional baile de Carnaval – que até hoje é icônico na festa da folia carioca – e que atraía pessoa de todo o mundo.

O Copacabana Palace tem como uma das suas marcas os famosos que já se hospedaram nesta jóia carioca e que ajudaram a contar a história do hotel. Entre eles estão o Rei Juan Carlos e a Rainha Sofia, a Rainha Elizabeth II, Ava Gardner e Marlene Dietrich.

A lista estende-se ainda a Rita Hayworth, Janis Joplin, Mick Jagger, Orson Welles, Walt Disney, Santos Dumont, Albert Einstein, Carmem Miranda, Evita Perón, Anita Ekberg, Kim Novac, Nelson Rockfeller, Rudolf Nureyev, Lana Turner, Gina Lollobrigida, Ursula Andress, Jacqueline Bisset, Paul McCartney, Madonna, Justin Bieber, Valentino, Gisele Bündchen e muitos mais.

Leia também: Lugares escondidos no Rio de Janeiro

Percorra a galeria e veja mais fotos do Copacabana Palace

Texto: Márcio Gomes
Fotos: Divulgação e Reprodução Internet

< >

Partilhar Artigo