Estudo: Portugueses entre os viajantes mais aventureiros

Estudo: Portugueses entre os viajantes mais aventureiros

Estudo: Portugueses entre os viajantes mais aventureiros

Artigo de Redação 19-09-2023

19-09-2023


Um estudo recente indica que os portugueses estão entre os viajantes mais aventureiros de todos e sete em cada 10 já saiu ou pretende sair da sua zona de conforto numa próxima viagem. O estudo foi encomendado pela eDreams à OnePoll.

Leia também: Estas são as ruas mais famosas do mundo

O referido inquérito incidiu na motivação dos viajantes de fazer férias em destinos fora da sua zona de conforto, o que isso significa, e que benefícios traz. Mas se a maioria, 70%, já o fez ou quer fazer, 17% dos inquiridos não mostra interesse em ir à aventura e 10 % não está muito seguro do que fazer.

Como seria de esperar são os jovens (entre os 25 e os34 anos) quem está mais disposto a experimentar este tipo de viagens e a faixa etária de 65 ou mais anos, quem menos as pretende realizar.

18% por centos dos viajantes portugueses querem viajar sozinhos

Viajar fora da zona de conforto, para a maioria dos portugueses, significa o tipo de férias em que menos se sentiriam seguros ou com tudo controlado. Para 22% este conceito pode ser uma viagem “não organizada, em que só se comprou o bilhete de avião e se improvisa à chegada”.

Uma viagem “sem quaisquer luxos, apenas com os mínimos indispensáveis”, seria uma viagem fora da caixa para 19% e viajar sozinho/a recolhe 18% das definições de viagem fora da zona de conforto.

Leia também: O que acontece às moedas deixadas na Fontana di Trevi, em Roma

Por outro lado, quando inquiridos sobre os maiores benefícios de viajar para fora da sua zona de conforto, os portugueses indicaram a possibilidade de se desafiarem (34%), aprender novas formas de viver (20%) e ainda aprender mais sobre si mesmos (17%).

Ingleses são quem menos quer viajar fora da caixa

O estudo revela que os portugueses são dos viajantes mais aventureiros a nível global. Entre os oito países incluídos neste estudo, apenas os turistas americanos, com 84% e os espanhóis 78%, estão mais interessados do que nós em viajar para fora da sua zona de conforto.

Os viajantes que menos gostam de sair da zona de conforto são os britânicos. Apenas 44% já fizeram, ou planeiam fazer, este tipo de viagens.

Leia também: Aviação: Revelações que ajudam a voar sem medo

  • viajantes
< >

Partilhar Artigo