Ilha Vaadhoo, onde o mar é azul fluorescente

Ilha Vaadhoo, onde o mar é azul fluorescente

Ilha Vaadhoo, onde o mar é azul fluorescente

Artigo de Sofia Sérgio

Olhar para o mar é sempre algo que prende as pessoas. Mas e se o azul do mar fosse ainda mais intenso? Aliás, se apenas ao tocar na água ela ficasse com uma cor fluorescente? É isso que acontece na Ilha Vaadhoo.

< >

Parece ser algo com um toque de magia, mas não. Este fenómeno natural acontece devido à bioluminescência, que é a emissão de luz por um organismo vivo. Ou seja, é uma luz que é produzida pelo um ser, como peixes, ou por algo com vida, como o mar, por exemplo.

Na praia de Vaadhoo, que fica em Raa Atoll, uma região administrativa das Maldivas, acontece este fenómeno. É conhecido por “luzes no mar” ou “estrelas do mar”, mas o que acontece realmente é um choque entre um microrganismo na água, o fitoplâncton, com o oxigénio. O que dá origem a uma cor única que só apetece tocar constantemente.

Este sistema que para nós é único, é uma maneira de proteção desses mesmos organismos marinhos. Além desta ilha também, é possível ver este fenómeno em Laguna Grande, Porto Rico, Leucadia, Califórnia e nas Ilhas Lakshdweep, Índia.

Percorra a galeria para ver mais imagens deste fenómeno na Ilha Vaadhoo.

< >

Partilhar Artigo

Top