Cadaval, o refúgio tranquilo e bucólico às portas de Lisboa

Cadaval, o refúgio tranquilo e bucólico às portas de Lisboa

Cadaval, o refúgio tranquilo e bucólico às portas de Lisboa

Artigo de André Cruz Martins

A apenas 40 minutos de carro de Lisboa, o Cadaval é uma vila portuguesa encantadora. A linda paisagem da serra do Montejunto, o centro histórico da vila e interessantes atrações históricas fazem deste local uma ótima sugestão para uma escapadinha.

Com um estilo de vida rural e tranquilo, associado a vinhedos e pomares de fruta, nem parece que estamos às portas de Lisboa. Os vinhos e aguardentes do Cadaval foram já distinguidos com vários prémios nacionais e internacionais. Na zona existe ainda uma Quinta que é uma excelente opção para enoturismo.

O Lugar Público e duas igrejas

No centro da vila, todos os caminhos vão dar ao Lugar Público, ponto de encontro da população local. Ali ao lado não deixe de visitar a Igreja Matriz, que tem o nome da Padroeira de Portugal, Nossa Senhora da Conceição. Foi construído no século XVI e alvo de ampliação no século XVII.

Leia ainda: É impossível não adorar Elvas, a maior cidade fortificada da Europa

A poucos quilómetros do centro, fica outro templo religioso que merece uma visita. Trata-se do primeiro Mosteiro Dominicano português, mas curiosamente a sua construção nunca foi terminada.

A histórica Fábrica do Gelo

Visite ainda a Real Fábrica do Gelo, que fica na Quinta da Serra, na Serra do Montejunto. A sua construção teve início em 1741, e terá custado entre 40 e 45 mil cruzados, despesa megalómana para a época, com vista a satisfazer a grande procura de gelo que existia por toda a capital.

Hoje em dia, está aberta a visitas, para perceber como funcionava o processo de fazer gelo. É o único complexo de gelo no País e um dos raros a nível europeu, sendo considerado Monumento Nacional.

A magnífica Quinta do Gradil

A Quinta do Gradil é uma magnífica sugestão de enotorismo. Está localizada no ambiente bucólico da paisagem natural da serra e trata-se de uma das mais antigas Quintas produtoras de vinho na região de Lisboa.

Veja também: Os encantos da Guarda, a cidade a maior altitude de Portugal Continental

Neste local há degustações, atividades corporate, visitas de grupos, passeios, fins-de-semana, ou experiências na Região do Oeste. O restaurante em tempos funcionou como celeiro da quinta para armazenamento de cereais e está hoje integrado no edifício da adega. Beneficia de uma envolvente idílica, com uma paisagem privilegiada de vinhas e montanha. As grandes janelas de vidro permitem uma conexão perfeita com o exterior. O ambiente está em sintonia com o que se bebe à refeição, oferecendo uma fusão entre elegância e ruralidade.

Percorra a galeria e veja mais fotos de Cadaval.

< >

Partilhar Artigo

Top