Os encantos da Guarda, a cidade a maior altitude de Portugal Continental

Os encantos da Guarda, a cidade a maior altitude de Portugal Continental

Os encantos da Guarda, a cidade a maior altitude de Portugal Continental

Artigo de André Cruz Martins

A Guarda, localizada no interior centro do país, é a mais alta cidade de Portugal Continental, atingindo os 1056 metros de altitude. Fica perto da Serra da Estrela e é a região mais fria de Portugal, possuindo um centro histórico que vale a pena visitar. Não deixe ainda de provar a magnífica gastronomia local. E para ficar alojado, nada melhor do que um fantástico solar do século XVII.

A Sé, o museu e a Judiaria

A Sé da Guarda é o principal monumento da cidade, tendo sido construída entre 1390 e 1540. No início, foi fiel ao estilo gótico, mas depois recebeu janelas manuelinas e ornamentação renascentista. Uma das suas notas de destaque é a fachada, delimitada por duas torres hexagonais.

Leia ainda: Termas da Piedade estão de volta à cidade de Alcobaça

Não deixe também de visitar o Museu da Guarda, fundado em 1940. Apresenta um acervo constituído por coleções de arqueologia, escultura sacra dos séculos XIII a XVIII, pintura sacra dos séculos XVI a XVIII e armaria dos séculos XVII a XX. E ainda é possível encontrar cerâmica, fotografia, etnografia regional, pintura e desenho de finais do século XIX e primeira metade do século XX.

Outro local de interesse é a Judiaria da Guarda, localizada dentro das muralhas da cidade. A comunidade judaica da Guarda foi durante muito tempo uma das mais importantes comunidades no país. Remonta ao século 13, quando o rei D. Dinis deu o foro às comunidades judaicas da paróquia de S. Vicente.

Região com tradição gastronómica

A Guarda situa-se numa região com grande tradicão gastronómica. Um dos restaurantes mais conceituados da cidade é A Colmeia. Aqui pode deliciar-se com um Folhado de Alheira da Beira ou com um Naco de Vitela com Arroz de Feijão. Ou então com um Cabrito ou o célebre Arroz de Míscaros com Carne Grelhada. Como sobremsa, aconselhamos o leite creme, queimado no momento.

Veja também: A exuberante Serra de São Mamede e muito mais para descobrir em Portalegre

Pode dormir num solar do século XVII

Para pernoitar na cidade, aconselhamos o Solar de Alarcão, um alojamento rural cujo edifício remonta ao século XVII. Aqui parece que vai viajar no tempo e o mobiliário antigo foi muito bem cuidado, mantendo-se até aos dias de hoje. Localizado no centro histórico da Guarda, este solar em granito, datado de 1686, possui três quartos confortáveis, um jardim e um miradouro onde é possível apreciar uma vista magnífica. O quatro duplo custa 65 euros por noite.

Percorra a galeria e veja mais fotos da cidade da Guarda.

< >

Partilhar Artigo

Top