Os divertidos caretos, uma bonita praia fluvial, um Geopark e mais para explorar em Macedo de Cavaleiros

Os divertidos caretos, uma bonita praia fluvial, um Geopark e mais para explorar em Macedo de Cavaleiros

Os divertidos caretos, uma bonita praia fluvial, um Geopark e mais para explorar em Macedo de Cavaleiros

Artigo de André Cruz Martins

Bem no norte de Portugal, no distrito de Bragança, encontramos a bonita cidade de Macedo de Cavaleiros. Com apenas 16 mil habitantes, distingue-se pelas tradições ancestrais que vêm dos tempos pagãos, de que os caretos são o melhor exemplo. Macedo de Cavaleiros é ainda conhecida pelo seu enorme Geopark e por ter uma das praias fluviais mais bonitas do interior do país. Não perca ainda a fantástica gastronomia local e uma sugestão de alojamento.

A Casa do Careto e o Geopark Terras de Cavaleiros

Possivelmente já ouviu falar dos caretos, divertidas personagens que saem às ruas de Macedo de Cavaleiros no Carnaval com estranhas máscaras e indumentária. No entanto, não precisa de ir à cidade no Carnaval para saber mais sobre a tradição. Basta visitar a Casa do Careto, na freguesia de Podence. Ali estão expostos os fatos, chocalhos e máscaras destas figuras enigmáticas. E, claro, pode conhecer em detalhe toda a história por trás destas personagens.

Leia ainda: Foz d’Égua é uma aldeia para explorar no cenário de sonho da serra do Açor

Não deixe também de visitar o Geopark Terras de Cavaleiros, um território reconhecido pelas redes de geoparques da UNESCO. Aqui vai poder realizar caminhadas no meio da natureza, tendo contacto com a variada fauna e flora locais. Entre outros percursos, destaca-se o da Estação da Biodiversidade de Santa Combinha, em que ao longo de 2,6 quilómetros vai poder observar painéis informativos que o vão ajudar a identificar algumas espécies mais comuns na área. Se preferir, também pode fazer de bicicleta os vários percursos deste Geopark.

Uma magnífica praia fluvial

Macedo de Cavaleiros pode não ter mar nas redondezas, mas não é por isso que o impedirá de ir a banhos. E num sítio paradisíaco. Estamos a referir-nos à Albufeira do Azibo, nas margens do rio Azibo. Esta praia fluvial encontra-se num magnífico cenário natural, com muita vegetação. A praia é vigiada e para os mais pequenos existe um parque infantil e uma pequena piscina. Destaca-se ainda uma plataforma para mergulhos, um amplo espaço para merendas e um grande relvado, onde é possível por exemplo jogar futebol e raquetas.

Um restaurante e um alojamento

Se só tiver a possibilidade de escolher um restaurante para degustar da fantástica comida local, sugerimos o Cantinho do Romeu. Fica a 20 quilómetros de Macedo de Cavaleiros, na localidade de Romeu, mas acredite que vale a pena fazer o curto desvio. Aqui vai poder provar iguarias como posta mirandesa, alheira de carne, cordeiro na brasa e bacalhau na brasa.

Veja também: Silves é o exemplo perfeito de que existe um Algarve fantástico para lá das praias

Como alojamento, sugerimos o Hotel Muchacho, no centro de Macedo de Cavaleiros. Trata-se de um hotel-design onde pode descansar com todo o conforto. Possui também um bom restaurante. O preço por noite começa nos 35 euros.

Percorra a galeria e veja mais fotos de Macedo de Cavaleiros.

< >

Partilhar Artigo

Top