Seixal ao ritmo de jazz durante sete noites

Seixal ao ritmo de jazz durante sete noites

Seixal ao ritmo de jazz durante sete noites

Artigo de Redação

A 19.ª edição do Festival Internacional SeixalJazz volta ao Fórum Cultural do Seixal, de 18 a 27 de outubro, com um cartaz de novos talentos e respeitados mestres do jazz. Carla Bley, Mark Guiliana, José Salgueiro, Aaron Parks, Kuba Wi?cek, Roots Magic e João Hasselberg com Pedro Branco lideram as formações que trazem os sons do improviso até à Margem Sul.

Para a abertura, no dia 18 de outubro, o SeixalJazz propõe o concerto do quarteto de Mark Guiliana, um baterista e compositor norte-americano de créditos firmados e musicalidade sofisticada que já colaborou com Avishai Cohen, Brad Mehldau, David Bowie ou Matisyahu, entre outros. Apresenta-se no SeixalJazz com Chris Morrissey (contrabaixo), Fabian Almazan (piano) e Jason Rigby (saxofone), formação com a qual gravou “Jersey” (2017), um trabalho que as publicações da especialidade elevaram ao patamar de obra-prima.

O SeixalJazz vai abrir com o concerto do quarteto de Mark Guiliana

No dia 19 de outubro, sexta-feira, é a vez do projeto em quinteto do baterista português José Salgueiro. Transporte Colectivo é o nome da formação e também da primeira gravação deste músico enquanto líder. No palco estará a excelente formação presente no disco, um leque de instrumentistas de tal qualidade que é impossível fazer destaques individuais: João Paulo Esteves da Silva (piano), Guto Lucena (saxofone e clarinete baixo), Cícero Lee (contrabaixo) e Mário Delgado (guitarra).

Aaron Parks Trio fecha a primeira semana de concertos no Fórum Cultural do Seixal, no dia 20 de outubro. O pianista de Seattle tem estado na linha da frente da exploração das fronteiras do jazz e chamou a atenção quando integrou a formação do veterano trompetista Terence Blanchard. Em 2017, lançou o trabalho «Find the Way» (ECM), inspirado na música de Alice Coltrane e Shirley Horn e gravou com os músicos que o acompanham no SeixalJazz: Ben Street (contrabaixo) e Billy Hart (bateria).

As atuações começam às 22 horas e os bilhetes estarão à venda em setembro

O trio do jovem saxofonista e compositor Kuba Wi?cek, com Micha? Bara?ski (contrabaixo) e ?ukasz ?yta (bateria) atua no dia 24 de outubro. Fortemente influenciado por Charlie Parker, John Coltrane, Sonny Rollins e Ornette Coleman, as composições de Wi?cek são também marcadas pelas sonoridades pop e rock, com destaque para o trabalho de Brian Eno, Tom Waits, Bon Iver, Flying Lotus ou Kanye West.
Roots Magic é o nome do quarteto italiano que atua no SeixalJazz no dia 25 de outubro, quinta-feira. Composto por Alberto Poppolla (clarinetes), Errico De Fabritiis (saxofone alto), Gianfranco Tedeschi (contrabaixo) e Fabrizio Spera (bateria), explora um repertório entre os blues avant garde e o creative jazz, incorporando a tradição da black music e uma vertente mais criativa e avançada do jazz.

Na sexta-feira, dia 26, o surpreendente projeto conjunto do contrabaixista João Hasselberg e do guitarrista Pedro Branco toma conta do palco do festival. Explorando um universo formado por composições de ambos, fazem-se acompanhar de outros três músicos notáveis do panorama jazz e alternativo da música nacional: Afonso Cabral (voz), Afonso Pais (guitarra) e João Lencastre (bateria).

Carla Bley vai encerrar o evento

Para encerrar a sua 19.ª edição, o SeixalJazz escolheu uma das verdadeiras livre-pensadoras do jazz, a pianista Carla Bley. Influenciada por músicas tão diversas como a clássica e o tango, construiu uma carreira fascinante e um estilo único e reconhecido. O seu último trabalho, editado pela ECM em 2016, foi considerado pela revista “Down Beat” como uma obra-prima. «Andando el tiempo», com Andy Sheppard no saxofone e Steve Swallow no contrabaixo servirá, seguramente, de base a este concerto.

Como habitualmente, o SeixalJazz volta a dedicar um dia ao projeto pedagógico O SeixalJazz Vai à Escola, que decorre durante todo o ano nos estabelecimentos de ensino do concelho. Agora, são os alunos e professores das escolas aderentes que visitam o auditório para assistirem a um concerto comentado com o quinteto da pianista Isabel Rato, no dia 24 de outubro.

Partilhar Artigo

Top