Aviação: Revelações que ajudam a voar sem medo

Aviação: Revelações que ajudam a voar sem medo

Aviação: Revelações que ajudam a voar sem medo

Artigo de Redação 19-09-2023

19-09-2023


A aviação está entre os meios de transporte mais seguros de todos, mas isso não significa que o medo de voar não afete um grande número de pessoas. Há contudo alguns dados que podem reverter um pouco esse receio, que em casos extremos se pode tornar uma fobia e limitar algumas pessoas de fazerem o que mais gostam: viajar.

A Próxima Viagem apresenta-lhe de seguida alguns dados que podem ser bastante úteis na hora de embarcar. Segundo o Centro Educacional de Aviação do Brasil há vários pontos que devem ser destacados sobre a aviação.

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Se um raio atingir um avião durante uma tempestade, ele cai?

O facto de um avião ser atingido por raios durante um voo não faz com que ele caia. Os passageiros também não são afetados por esta descarga elétrica e em caso algum serão eletrocutados. Apesar de não “atirar” o avião ao chão, a fuselagem deste pode ser afetada.

Um dos motores parou e agora, o aparelho deixa de voar?

Na aviação comercial os todas as aeronaves têm a capacidade de voar apenas com um dos motores a funcionar, ainda que tenham dois ou mais na sua estrutura. Por isso, se só uma das turbinas funcionar não há qualquer problema nisso.

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Comunicações são raras entre torre e avião

As comunicações entre o avião e a torre de controlo durante um voo internacional é feito de três em três horas, o que num voo de 12 horas significa que há quatro trocas de comunicações. Quando não falam o aparelho continua a ser rastreado no mapa, por isso, é virar para o lado e dormir ou ver um filme.

Turbulência abana o avião, mas não cai

“Senhoras e senhores, apertem os cintos que vamos atravessar uma zona de turbulência”. Quando esta mensagem é comunicada aos passageiros, os pilotos foram avisados 10 minutos antes. Isto permite, entre outras coisas, que a tripulação de bordo não lhe entorne o café em cima de ninguém,

E se os pilotos se sentem mal?

Ora bem, em voos internacionais de longa duração, a equipa de pilotos é a dobrar, por isso, calma que ninguém vai adormecer e se houver uma indisposição há quem ocupe a vaga deixada em aberto. Outra coisa. Atualmente os manuais de voo estão a ser substituídos por tablets, mas calma. Se a tecnologia falhar o velhinho manual em papel ainda lá está, guardado e pronto a ser usado de reserva.

Desligar o telemóvel quando é pedido? Sim, deve!

O uso do telemóvel no interior do avião deve mesmo estar em modo de voo. Porquê? Porque pode provocar interferências nas comunicações entre a torre e o aparelho. Há quem defenda que em casos extremos, os telemóveis ligados podem apagar parcial ou completamente os computadores da cabine de comando. Pelo sim, pelo não… arranje outra coisa para fazer a bordo.

Os pneus do avião furam?

A constituição de um pneu do trem de aterragem é muito diferente da que é usada, por exemplo, em carros – os mesmos não possuem câmara de ar e são compactos. Portanto, um pneu rebentar está fora de questão. Podem contudo “desfazer-se” por algum motivo, ainda assim, o avião não se vai desviar da sua rota na pista e o avião pode pousar sem problemas de maior. Se isto não dá conforto que chegue, acrescentamos que há vários modelos que mudam as rodas de 20 em 20 dias.

Na aviação, todos falam a mesma língua

O inglês é a língua oficial de quem anda na aviação. No caso dos piloto, estes têm de atingir vários níveis de inglês para terem permissão para voar. Para a adquirirem têm de ter pelo menos o nível quatro. Se for esse o caso, os pilotos são reavaliados de três em três anos e os de nível cinco são testados de seis em seis anos.

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