Há uma boa razão para ainda existirem cinzeiros nos aviões

Há uma boa razão para ainda existirem cinzeiros nos aviões

Há uma boa razão para ainda existirem cinzeiros nos aviões

Artigo de Redação 11-10-2023

11-10-2023


Já não se pode fumar nos aviões há cerca de 30 anos, mas até hoje estes continuam a ter cinzeiros. O facto pode parecer caricato mas há uma explicação bastante válida: caso alguém seja apanhado a fumar tem de haver um local seguro para apagar o cigarro.

Mas ainda há quem fume dentro de um avião? A resposta é sim e mais vezes do que se possa pensar. Segundo confessou Polrit Dv., um comissário de bordo, à revista americana, Afar, recentemente, um passageiro de um voo de Bruxelas saiu da casa de banho para a copa, de cigarro na mão, tentando deitá-lo, ainda aceso, no lixo. Foi impedido pela tripulação e onde é que o cigarro foi apagado? No cinzeiro, pois claro.

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No meio de todo este incumprimento, o passageiro acabou por livrar-se, levando apenas uma advertência do comandante do avião, uma vez que o alarme do detetor de fumo não disparou, explicou o comissário, que trabalha numa companhia americana. Se fosse multado, o passageiro arriscaria pagar uma coima até cerca de 25 mil euros.

Cinzeiros avariados podem impedir avião de levantar voo

Relatos como este não faltam, seja com cigarros destes ou, mais recentemente, com os eletrónicos. Por este motivo, um ou mais dos velhos cinzeiros permanecem no seu posto, uma vez que são a forma mais segura de apagar uma beata. A sua importância é tão grande que se um dos cinzeiros não estiver em condições, pode originar o adiamento do voo até que sejam reparados.

A localização dos mesmos, junto à casa de banho, tem também um motivo. É que é naquela divisão do avião que os prevaricadores são apanhados, apesar dos avisos de que há detetores de fumo no WC.

Fumar a bordo já fez despenhar vários aviões

Os relatos de fumadores a bordo são muitos, mas três dessa infrações acabaram mal. Segundo a Afar, pensa-se que um incêndio provocado por um cigarro tenha estado na origem da queda de um avião da Varig, em 1970, que matou cerca de 123 pessoas.

Em 2016, um voo da EgyptAir caiu no Mediterrâneo, pouco depois de o piloto ter fumado. Em 2018, um outro piloto fumador provocou a queda de um voo da US Bangla, perto de Katmandu, no Nepal.

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