Mais de metade dos portugueses prefere fazer férias cá dentro

Mais de metade dos portugueses prefere fazer férias cá dentro

Mais de metade dos portugueses prefere fazer férias cá dentro

Artigo de Redação 27-06-2018

27-06-2018


A momondo, motor de busca de viagens, hotéis e carros de aluguer, analisou os dados das pesquisas sobre hotéis e constatou que o alojamento é um dos itens essenciais sempre que pensamos em viajar. De acordo com o primeiro Hotel Travel Report realizado pela momondo.pt cerca de metade dos portugueses prefere o conforto de um hotel às outras opções existentes no mercado, sendo que 51 por cento dos hotéis pesquisados ficam situados em território nacional.

«O alojamento é o nosso lar quando estamos longe de casa», afirma Margarida Gameiro, Country Manager da momondo para Portugal. No entanto, «cada pessoa tem expectativas diferentes para a sua ‘casa’», realça. «Decidimos analisar o viajante português para perceber onde se situam os hotéis que pesquisam, consoante a duração da estada, o valor que gasta e as suas preferências. Os resultados são fascinantes, em particular a forte tendência para fazer férias em Portugal, com o Algarve a dominar claramente as preferências dos portugueses», refere Margarida Gameiro.

Principais conclusões do Hotel Travel Report 2018 da momondo:

Destinos populares: as escapadinhas urbanas com vista para o mar são as mais populares para férias curtas. Os destinos com mais pesquisas de hotéis em Portugal são Lisboa, Albufeira e Porto, ao passo que na Europa as cidades escolhidas são Amesterdão, Paris e Londres. Para viagens até duas semanas, sobressai a devoção ao mar: Albufeira, Monte Gordo e Alvor são os três destinos mais populares em território luso. Na Europa, quatro das cinco cidades mais pesquisadas são costeiras e espanholas: Palma de Maiorca, Benidorm, Salou e Maspalomas.

Destinos mais em voga: os dados revelam que quatro em cinco (80 por cento) portugueses prefere fazer férias na Europa, mas na verdade 51 por cento dos hotéis pesquisados ficam em Portugal. A tendência de ir para fora cá dentro reflete-se nos destinos que registaram o maior aumento em pesquisas de hotéis ano após ano. A líder nas pesquisas é a cidade de Albufeira, com um aumento de 241 por cento. Na Holanda, o encanto de Amesterdão é visível com um crescimento de 245 por cento nas pesquisas de hotéis para essa cidade. Nos destinos de longo curso, o Sudeste Asiático coloca três cidades nas quatro mais pesquisadas (Bangecoque, Seul e Singapura), mas Nova Iorque lidera as preferências com um acréscimo de 147 por cento.

Reservas e planificação: depois do stress de segunda-feira, os portugueses gostam de aproveitar uma parte do dia seguinte para planear as próximas férias. A terça-feira é o dia em que são feitas mais pesquisas de hotéis para os destinos mais populares, sendo que os aspirantes a viajantes passam, em média, 4 minutos a navegar na página.

Preferências: quando se trata de preferências, os hotéis de 4 estrelas são a categoria mais popular. De acordo com o International Travel Study (ITS) da momondo, é possível perceber que a localização é outro dos itens mais importante na hora de escolher um hotel, uma vez que, 53 por cento revelam procurar hotéis próximos dos sítios que querem visitar.

Partilhar Artigo