Manchas solares na pele: Como evitar

Manchas solares na pele: Como evitar

Manchas solares na pele: Como evitar

Artigo de Redação 18-08-2023

18-08-2023


Durante os dias de verão, o aumento da exposição aos raios do sol pode levar ao aparecimento de manchas solares, resultado do depósito da melanina na epiderme ou derme. Para prevenir o aparecimento deste problema, a Dra. Carolina Freitas, da Clínica Parque da Cidade, em Matosinhos, recomenda seis cuidados fundamentais para evitar este problema.

O protetor solar é o melhor amigo contra as manchas solares!

O uso de protetor solar é o primeiro e o mais importante passo a tomar para protegermos a nossa pele contra as manchas. Escolha um protetor solar de amplo espectro – com um fator de pelo menos 30 – e aplique generosamente por todo o corpo.

Pele protegida por vestuário

A roupa que usa pode ajudar bastante a evitar o contacto da pele com o sol. Pode usar, por exemplo, chapéus de abas largas que ajudam a proteger o rosto, pescoço e orelhas. A utilização de óculos de sol de boa qualidade é, também, importante para conseguir proteger os olhos e a pele sensível ao seu redor.

Horário de exposição solar

Deve evitar a exposição solar direta nas horas de mais calor – geralmente, entre as 10h e as 16h – pois é quando os raios UV estão mais intensos.

Hidratação constante

Beber água regularmente e manter a pele hidratada é bastante importante durante os dias mais quentes.

Manter uma alimentação saudável

Uma dieta rica em antioxidantes, tais como frutas e vegetais, ajuda bastante a nossa pele contra os danos causados pelos raios UV.

Evitar produtos fotossensíveis

Alguns produtos para a pele, como os ácidos esfoliantes e retinoides, podem aumentar a sensibilidade da pele ao sol e potencializar o risco de manchas.

Proteger a pele depois da exposição solar

Após um dia de exposição solar é igualmente importante cuidar da pele durante a noite. A utilização de produtos com ingredientes como ácido hialurónico, vitamina C e niacinamida ajuda na reparação da pele danificada pelo sol e no combate ao aparecimento das manchas solares.

Por último, campo da prevenção, Carolina Freitas recomenda o agendamento de consultas num dermatologista como sendo fundamental para monitorar a saúde da sua pele e receber orientações especializadas.

Leia também: Formentera: Uma pequena jóia no Mediterrâneo

A especialista na área da dermatologia lembra ainda que “ao seguir estas práticas simples, está no caminho certo para proteger a sua pele dos danos causados pelo sol e de prevenir o aparecimento de manchas indesejadas. Ao manter uma rotina consistente de cuidados com a sua pele, garante a saúde da mesma a longo prazo”, diz.

Partilhar Artigo