4 dicas para tirar fotografias de qualidade

4 dicas para tirar fotografias de qualidade

4 dicas para tirar fotografias de qualidade

Artigo de Redação 23-01-2018

23-01-2018


Tirar uma fotografia de qualidade não envolve, necessariamente, uma máquina topo de gama. Antes de possuir material de ponta é preciso ter algumas noções básicas de fotografia e, depois, ir aperfeiçoando a técnica.  Existem pequenos detalhes que separam uma boa foto de uma excelente foto. São passos simples para conseguir ter uma foto digna de um profissional e nós damos-lhe a conhecer quatro.

Deixe a luz encontrá-lo

Um dos pontos mais importantes em fotografia é a luz. O objeto que quer fotografar deve estar bem iluminado para que o resultado final fique mais próximo da perfeição (com luz natural ganha mais pontos!). Antes de tirar a foto observe o ambiente à sua volta, perceba de onde vem a luz e só depois deve posicionar o seu objeto. Se conseguir, tente tirar fotos ao nascer e/ou pôr do sol, períodos que têm uma luz mais bonita.

Aproxime-se

Um dos erros mais comuns nos «fotógrafos de fim-de-semana» é tirarem fotos de objetos distantes. A tecnologia (zoom) ajuda, mas a qualidade da foto desce. Quanto mais perto estiver do objeto, mais detalhes vai conseguir realçar. Aproxime-se e encontre a distância ideal para o que está a fotografar.

É preciso foco

Imaginemos o tradicional presépio. Pode ser constituído por inúmeras figuras como os reis magos, os aldeões e os animais, mas o foco será sempre o menino Jesus. Quando tira uma foto com vários elementos deve focar-se num objeto em específico. O objeto deve estar centrado e/ou destacado de alguma forma. Isso fará com que a sua fotografia seja mais «limpa» e fácil de ler.

Histórias e histórinhas

Quando tiramos uma foto estamos a contar uma história e devemos ter isso em conta. Antes de pensar na composição deve pensar na história que quer contar. Diferentes ângulos e luzes dão perspetivas diferentes da história. A diferença, na foto, de uma mulher feliz ou triste pode estar numa simples sombra. Escolha o que quer representar e depois pense na fórmula para cozinhar a melhor fotografia.

Partilhar Artigo

Top