Belo Horizonte, uma das cidades mais modernas e excitantes do Brasil

Belo Horizonte, uma das cidades mais modernas e excitantes do Brasil

Belo Horizonte, uma das cidades mais modernas e excitantes do Brasil

Artigo de André Cruz Martins

Belo Horizonte é a sexta cidade mais populosa do Brasil, tendo cerca de 2,5 milhões de habitantes. Cercada pela Serra do Curral, que lhe dá uma envolvência paisagística muito bonita, é a capital política e administrativa do estado de Minas Gerais.
Mistura modernidade com edifícios históricos, contando com um valioso património arquitetónico. E conta ainda com excelentes museus. Venha connosco à descoberta de um dos mais excitantes destinos brasileiros.

A Praça da Liberdade é o centro da ação

Sugerimos que comece a explorar Belo Horizonte pelo vibrante bairro de Savassi. Aqui vai encontrar amplos jardins, inspirados no famoso Palácio de Versalhes. Enquanto vai caminhando, pode observar os magníficos edifícios do século XIX. O mais emblemático é o Palácio da Liberdade, que fica na Praça da Liberdade. Este é o local de trabalho do Governador de Minas Gerais. O edifício, construído em 1897, foi palco de importantes acontecimentos da história de Minas Gerais. Tem traçado neoclássico e destaca-se pela bela escadaria principal, em art nouveau, que foi fundida na Alemanha.

Leia ainda: As razões que fazem de Porto de Galinhas um dos melhores destinos de praia no Brasil

O Edifício Niemeyer, com 12 andares de utilização residencial, é outro local emblemático da Praça da Liberdade. Como o nome indica, foi projetado pelo arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer. Com fachada de curvas onduladas, é uma das principais referências do modernismo no Brasil. Foi inaugurado em 1955.

O incrível conjunto arquitetónico da Pampulha

Em 1943, Oscar Niemeyer já tinha construido na zona da Pampulha três obras que o tornaram famoso: a Igreja de São Francisco de Assis, a Casa do Baile e o atual Museu da Arte. Esses três edifícios fazem parte do fantástico Conjunto Arquitetónico e Paisagístico da Pampulha, que engloba ainda o Iate Ténis Clube e a Casa Kubitschek.

Veja também: Florianópolis, o Brasil do surf e das vilas pitorescas

Este conjunto marcou a história da arquitetura mundial graças às suas formas ousadas, em harmonia com a paisagem. Foi a partir daqui que Belo Horizonte passou a ser considerado o destino artístico mais moderno no Brasil. O Conjunto Arquitetónico e Paisagístico foi pensado para ser a zona mais importante de uma cidade-jardim que refletisse a modernidade e o potencial turístico de Belo Horizonte. Rapidamente a Pampulha tornou-se um espaço de lazer e entretenimento para a população, qualidades que preserva nos dias de hoje.

O Mercado Central e a gastronomia local

Local de passagem obrigatória em Belo Horizonte é o Mercado Central. Aqui vai encontrar cerca de 400 postos de venda de produtos locais. Destacam-se peças de artesanato, queijos, doces, temperos e aromas. Experimente o queijo minas, o doce de leite e as cachaças.

A comida mineira é uma das melhores do Brasil e cerca de 50 Festivais Gastronómicos integram o calendário oficial de eventos da cidade. Existem inúmeros restaurantes de qualidade espalhados pela cidade, desde simples botecos até outros com Estrelas Michelin.

Dois dos pratos mais típicos são o frango com quiabo e o leitão à pururuca. Neste último, o leitão é temperado e assado com pele. Depois a superfície é resfriada com gelo e de seguida coloca-se óleo a ferver. Esta tática é repetida até que a pele fique cheia de bolhas e muito crocante. Não perca ainda a vaca atolada: a carne é cozida durante algumas horas e depois acrescenta-se mandioca.

Percorra a galeria e veja mais fotos de Belo Horizonte.

< >

Partilhar Artigo

Top