Viagens & Miúdos, o projeto que realça a importância de viajar com crianças

Viagens & Miúdos, o projeto que realça a importância de viajar com crianças

Viagens & Miúdos, o projeto que realça a importância de viajar com crianças

Artigo de Luís Correia 31-07-2018

31-07-2018


Chama-se Viagens&Miúdos e é um site dedicado, única e exclusivamente – tal como o nome indica – às viagens feitas com os mais pequenos.

A mentora do projeto chama-se Elsa Lisboa – também ela criadora do portal de parentalidade Mãe Me Quer -, que apresenta ao site Crescer a sua (viajada) família. «A minha paixão já sabem, são as viagens! O Nuno, foi literalmente arrastado por mim, mas agora gosta tanto de viajar como eu. Nunca diz que não a um passeio, seja ele qual for, nem se atrapalha com as minhas loucuras! Temos dois filhos: a Luísa, com seis anos, que nasceu com o verbo ‘ir’ nos pés e para ela uma viagem onde ‘só apanha’ um avião, é uma seca e o Nuno, o nosso primeiro filho, que tem 11 anos e foi, desde sempre, um maravilhoso companheiro de viagem, ‘obrigando-me’ a explorar cada canto que visitamos para lhe contar tudo. Tem também uma particularidade que ajuda muito em viagem: anda quilómetros e quilómetros sem nunca se queixar», começa por nos revelar.

«Todos adoramos fazer as malas e descobrir um sítio novo! A nossa casa e a nossa vida estão repletas de recordações de viagens. Obviamente falamos muito de viagens, das que fizemos e das que queremos fazer e agora é muito engraçado porque eles já me vêm dizer que querem conhecer este ou aquele país ou contar uma curiosidade deste ou daquele lugar», explica. 

Como surgiu a ideia deste projeto?

E agora que conhecemos a família protagonista deste artigo, vamos aprofundar o projeto Viagens&Miúdos. «Ainda antes do meu filho nascer, comecei a aperceber-me da enorme complicação que as pessoas faziam quando se falava de viajar com crianças. Eu sempre imaginei as viagens com os meus filhos como mais uma etapa natural da minha vida. Mas constatei que as pessoas não as viam assim e muitas deixavam mesmo de viajar depois de terem filhos. Além disso, quando viajavam, era sempre para os sítios comuns: parques temáticos e praias. Com tanto Mundo para ver, sempre achei isso um pouco redutor. Quanto mais viajava com os meus filhos, mais curiosidade suscitava às pessoas que me rodeavam e achei que seria interessante mostrar como é fácil e gratificante viajar com os miúdos. Eu fui, todos podem ir! Para além disso e como ando sempre à procura de coisas para fazer com os meus filhos, rapidamente percebi que existem imensas coisas para fazer com os miúdos, dentro e fora do país que na maior parte das vezes têm pouca divulgação. Lembrei-me de juntar tudo no mesmo lugar e assim ajudar e incentivar os pais a viajarem com os filhos», conta-nos. 

O Viagens & Miúdos é um blogue onde encontram sugestões de museus, hotéis, destinos, roteiros, guias de viagem e informações úteis para todos os que viajam ou querem viajar com crianças em Portugal e à volta do Mundo. E Elsa realça: «Não esperem complicações. No Viagens & Miúdos não se complica nada, porque não há nada para complicar!»

Desmistificar a ideia de que não dá para viajar com crianças

Como já foi abordado, são muitos os pais que deixam de viajar a partir do momento em que os filhos nascem. Uns por questões financeiras e outros porque metem logo um ‘travão’ a essa questão. Um facto que Elsa, mãe de dois filhos, não entende. Por isso, um dos principais objetivos do Viagens & Miúdos é desmistificar essa ideia. «Não entendo a razão de as pessoas deixarem de fazer aquilo que gostam só porque têm filhos. Também não entendo os Pais que vão de férias e não levam os filhos, mas essa conversa tem ‘pano para mangas’! A partir do momento que somos Pais, a vida muda, as viagens também mudam e é só isso… Viajar com crianças é fácil», garante.

«Viajo com os meus filhos para construir o seu coração e não memórias» é uma frase escrita neste site. E para Elsa é a melhor resposta para quem pergunta «por que vão levá-los? Eles não se vão lembrar de nada». Mas realça: «Antes de mais devo dizer que respeito as opções de cada família. Cabe a cada um decidir o que é melhor para si. Respeito, mas posso não entender! O tempo que passamos com os nossos filhos nunca é tempo perdido… nunca. Não acredito que alguma mãe ou pai que goste verdadeiramente dos seus filhos no final da vida olhe para trás e ache que perdeu tempo demais com eles, já o contrário… Quanto ao dinheiro, os pais fazem festas de aniversário e compram presentes para os filhos, o que me deixa também dizer: para quê fazer isso? Eles também não se vão lembrar!»

E que conselhos dá Elsa aos Pais que têm esse pensamento? «Vão! Saiam da zona de conforto com os vossos filhos, levem-nos a explorar o Mundo ou o país. Não tenham medo, nem compliquem. Em todo o Mundo existem crianças. As crianças precisam de muito pouco para estarem felizes e têm uma capacidade de adaptação incrível. As viagens além do tempo de qualidade em família, dão-lhes ferramentas que utilizarão pela vida fora e isso não tem preço.  Se tiverem dúvidas ou precisarem de ajuda, é só mandarem um email que eu ajudo», assegura.

«Temos o Mundo na nossa lista de desejos»

Viajar, para esta família é um hábito desde sempre. Mas como são escolhidos os destinos de férias? «Temos tantos e tantos sítios que queremos visitar ou onde levar os miúdos, que é sempre fácil. Temos o mundo na nossa lista de desejos! Essencialmente procuro lugares que interessam aos quatro. Na verdade, em qualquer lugar no mundo encontro coisas que interessam a cada um de nós, e por isso é fácil», diz Elsa.

E acrescenta: «Eu leio muito sobre viagens e tenho sempre na cabeça uma data de viagens que quero fazer. Os miúdos também têm uma palavra a dizer sobre a escolha. Aliás, como disse, eles próprios já pedem para conhecer ou voltar a certos lugares.  A preparação da viagem é inteiramente da minha responsabilidade. Eu estudo muito bem todas as etapas, faço um roteiro e depois sou o guia! Eles não fazem ideia do que vamos ver ou fazer. Adoro preparar a viagem porque antes de chegar ao destino já me fartei de viajar! Também adoro ver a cara deles ao virarem uma esquina e verem uma coisa que estão habituados a ver na televisão ou nos livros», revela.

E se pretende ler mais artigos sobre viajar em família, prepare-se porque ainda existem muitas novidades a caminho. «Podem esperar que continue a trabalhar nele com o mesmo entusiasmo e dedicação com que trabalhei até aqui! O Viagens & Miúdos está a crescer e vai contar com todo o meu empenho para ser um blog de referência para famílias que querem aproveitar o melhor da vida com os seus filhos», finaliza.

 

Contactos do Viagens & Miúdos:

Site: https://www.viagensemiudos.pt/

Página de Facebook: https://www.facebook.com/viagensemiudos/

Página de Instagram: https://www.instagram.com/viagensemiudos/

Contacto de e-mail: [email protected]

Texto: Andreia Costinha de Miranda; Fotos: Gentilmente cedidas por Viagens & Miúdos

 

< >

Partilhar Artigo