6 coisas para fazer na belíssima cidade de Ceský Krumlov, na República Checa

6 coisas para fazer na belíssima cidade de Ceský Krumlov, na República Checa

6 coisas para fazer na belíssima cidade de Ceský Krumlov, na República Checa

Artigo de Redação 16-10-2020

16-10-2020


Ceský Krumlov é uma cidade de 13 000 habitantes situada no sul da República Checa, perto da fronteira com a Áustria. A Europa Central é talvez mais conhecida pelas suas grandes cidades imperiais, como Viena e Budapeste, ou pelas cidades imponentes e históricas como Praga. Mas Ceský Krumlov é a prova de como os nossos “primos” da Europa Central partilharam connosco um certo sentido de equilíbrio estético e civilizacional, ao longo dos últimos 1000 anos de História. Ceský Krumlov poderia fazer lembrar as nossas vilas medievais, como Óbidos, mas ao mesmo tempo é incrivelmente surpreendente. Situada numa colina que vigia um meandro do rio Moldava (“Vltava”, em checo), que passará pelo centro de Praga muitos quilómetros adiante, Ceský Krumlov é um belíssimo cartão-postal com muito para visitar. Veja em seguida 6 sugestões para ver e fazer pela cidade.

Castelo

O castelo de Ceský Krumlov destaca-se familiarmente, sendo considerado o segundo maior da República Checa, só atrás do muito celebrado castelo de Praga – é enorme, tendo em conta o tamanho da cidade. É talvez incorreto chamar-lhe “castelo”. Em Portugal, os castelos assumiam uma função militar e foram gradualmente abandonados quando a perderam. Já o castelo de Ceský Krumlov assumiu funções civis, daí que seja possível visitá-lo e encontrar uma joia cultural e arquitetónica. Não deixe de passar pelos jardins, pelo teatro e subir ao alto da torre.

Passeio pelas ruas e esplanadas

Um simples passeio pelas ruas vale pelas surpresas que se encontram a cada canto. A paragem pelas esplanadas – esse prazer tão típico da cultura europeia – é obrigatória, para provar a gastronomia local e experimentar as afamadas cervejas checas.

Note que a cidade assumiu um caráter eminentemente turístico; talvez queira evitar o verão ou os momentos de maior afluência para desfrutar das ruas à vontade. Caso queira aceder a uma rede de wi-fi pública (por exemplo, se parar numa esplanada), é altamente recomendável que utilize um serviço de VPN online. As redes wi-fi públicas são vulneráveis à ação de hackers, e em locais de grande afluência as probabilidades de haver um cibercriminoso à espreita são maiores. Uma VPN deixará as suas comunicações encriptadas, retirando o incentivo para o ciberataque.

Catedral de S. Vito

A catedral de São Vito é o outro monumento imponente da cidade. Datada do século XV, enquanto monumento do gótico tardio, a igreja assentou sobre fundações anteriores. Recebeu modificações no século XIX, quando foram retiradas decorações barrocas e assente a torre neogótica atual; os promotores da obra quiseram restituir a “pureza” gótica do monumento. Em conjunto, a catedral e o castelo relembram que Ceský Krumlov foi a capital do importante ducado de Krumlov.

Passeio de barco pelo Moldava

O Moldava é a “estrada fluvial” desta região. Os amantes do desporto podem remar de kayak em percursos que podem variar entre as duas e as sete horas. A sugestão passa por apanhar um autocarro que leva o turista até ao ponto de partida, descendo depois o rio até ao ponto de chegada bem no centro de Ceský Krumlov.

Museu Fotoatelier Seidel

Josef Seidel (1859-1935) foi um prestigiado fotógrafo da Boémia (império da Áustria-Hungria, depois Checoslováquia). O seu estúdio e atelier de fotografia, admiravelmente conservado, foi utilizado como residência principal por um dos seus filhos ao longo do século XX. À morte deste, os herdeiros decidiram abrir o espaço ao público. Um “must” para os interessados em arte e fotografia.

Os “spots”

Sugerimos, acima de tudo, um passeio pelas ruas da cidade, com foco nas esplanadas. Mas o foco no passeio também vale a pena. Por todo o lado há arcos, varandas, esquinas e outros recantos magníficos para fotografias ou simplesmente para contemplação.

 

 

Partilhar Artigo

Top