Capri: Célebre, chique e perfumada

Capri: Célebre, chique e perfumada

Capri: Célebre, chique e perfumada

Artigo de Redação 03-10-2023

03-10-2023


A ilha de Capri, situada no mar Tirreno, é conhecida pelo seu charme e beleza naturais, e conta com dois municípios – Capri e Anacapri – e dois portos – Marina Piccola e Marina Grande.

Esta ilhota, que já foi um pacato reduto de pescadores e agricultores italianos, hoje, chega a receber cerca de dois milhões de visitantes por ano. No século XIX, encantados com a beleza e os atrativos de Capri, ingleses e alemães provocaram uma reviravolta na vida dos habitantes – os pescadores passaram a alugar os seus barcos para passeios e os agricultores transformaram as propriedades em pequenos hotéis.

Domínio de Tibério

Capri sempre exerceu um grande fascínio entre os nativos. A ilha terá sido descoberta pelos romanos em 29 a. C., quando Augusto, o primeiro imperador romano, voltava de uma campanha militar do Oriente e foi amor à primeira vista. Assim, partiu dele a ordem de edificar diversas villas, as típicas construções do Mediterrâneo, entre elas, a sua residência de verão.

O seu sucessor, Tibério, chegou a governar o império romano da Villa Imperial e ergueu 12 mansões em Capri. Da maior delas, a Villa Jovis, restaram apenas ruínas, que, ainda hoje, podem ser visitadas.

Ambiente glamouroso

Porém, o requinte e o bom gosto permanecem. Um cheiro delicioso domina as ruas, isto porque a ilha abriga há mais de 600 anos duas fábricas de perfumes que aproveitam as flores típicas, o limão e a laranja para extrair as suas essências.
Nas suas vielas, além do aroma, há uma profusão de boutiques de marcas internacionais, lojas, ateliers, galerias, mercados de fruta e muita gente chique por ali a passear.

Mas este movimento não se verifica só em terra firme. Lanchas, iates e transatlânticos rodeiam a ilha ou congestionam a Marina Grande.
Para percorrer a ilha, o ideal é apanhar um mini-bus ou fazer uma viagem de barco.

Graças à sua formação calcária, Capri está repleta de grutas. Um passeio muito concorrido é dar a volta completa pela ilha, o que permitirá apreciar a beleza dos diversos lugares.

Guia do viajante

Onde ir

Faraglioni de Capri
Villa San Michele – Axel Munthe
Monte Solaro
Villa Jovis
Marina Piccola
Centro histórico de Anacapri
Via Krupp
Pizzolungo
Capricci

Onde comer

Aurora
L'Olivo

Onde ficar

La Minerva
Hotel Excelsior Parco
Casa Mariantonia

Clima

Clima mediterrâneo, com verões quentes e secos e invernos instáveis.

Documentos

Moeda: Euro Idioma: Italiano Documentos: Passaporte com validade mínima de três meses, não sendo necessário visto. Fuso horário: + 1 hora

Outras Informações

Gastronomia: Entre os pratos tradicionais estão os raviolli de Capri recheados com parmesão, caciotta seca (um outro tipo de queijo) e manjerona. Para um almoço leve, talvez na praia, experimente a insalata caprese, uma salada feita com pomodoro, mozzarella fiordilatte, manjericão e azeite, ótima também como recheio de uma sanduíche! E para completar com algo doce, deguste uma fatia de torta caprese, um bolo típico da ilha feito com chocolate e amêndoas. Para acompanhar as refeições nada melhor do que um bom copo de vinho local (a escolha é realmente ampla) e para terminar, um delicioso copo de limoncello gelado! Recordações de Capri a trazer: Um par de sandálias; Um perfume artesanal; Uma garrafa de limoncello De onde partem os barcos para Capri? Os principais pontos de embarque são em Sorrento e Nápoles, sendo que neste existem dois, Molo Beverello, de onde partem os aliscafi, e Calata di Massa, de onde partem as balsas e os barcos rápidos. Durante o verão existem linhas também de Positano e Ischia.

Partilhar Artigo