Phuket, a maior ilha da Tailândia tem atrações para todos os gostos

Phuket, a maior ilha da Tailândia tem atrações para todos os gostos

Phuket, a maior ilha da Tailândia tem atrações para todos os gostos

Artigo de Redação 09-02-2024

09-02-2024


Abençoada pela Natureza e pela sorridente hospitalidade das suas gentes, e amparada por excelentes estruturas turísticas, Phuket é um dos sítios tropicais mais procurados do Mundo para férias memoráveis. Saiba porquê!

Esta pérola do mar, sonho dos antigos navegadores, foi descoberta pelos árabes e pelos índios, entre os anos 880 e  916 d.C., convertendo-se num dos destinos de férias preferidos pelos viajantes. Os amantes do mar podem considerá-la somente como uma ilha formada por uma infinita cadeia de magníficas baías, com praias e palmeiras, onde a vista se estende até às pequenas ilhas disseminadas no mar.

Porém, Phuket é também história e hospitalidade. O seu ponto forte é o de ser ideal para todos os tipos de gostos, idades e desejos. A ilha está completamente orientada para a felicidade e para a satisfação dos visitantes e apresenta desde económicos bungalows instalados em idílicos jardins de palmeiras, até aos luxuosos hotéis em complexos residenciais.

Phuket oferece, além disso, a possibilidade de se participar numa multitude de atividades interessantes: trekking com elefantes, bungee jumping e todos os desportos aquáticos imagináveis, e agora também o parque aquático Phantasea. A cultura insular permaneceu intacta e, para se ficar com uma ideia, basta ir ao centro para se descobrirem as casas de estilo sino-português e as casas-museu. Foram os próprios imigrantes residentes que tornaram Phuket famosa, pela mineração do estanho e pelas plantações de goma, durante o século XIX.

Baías e praias

Praias orladas de palmeiras, um mar cravejado de ilhas, excelentes alojamentos, deliciosos frutos do mar, numerosas oportunidades desportivas e de lazer e, obviamente, sol o ano inteiro tornam Phuket o local ideal para gozar as férias com que tanto sonha. O orgulho de Phuket é, sem dúvida, a sua magnífica linha da costa. As praias tanto podem ser suaves semicírculos de areia branca como promontórios rochosos. No sentido contrário aos ponteiros do relógio, a partir do extremo norte, onde a Ponte Sarasin une a ilha à terra firme, encontram-se as maiores praias e baías deste local paradisíaco.

Há muitos monumentos e atrações a não perder

Mueang Phuket
A populosa capital provincial serve, principalmente, como centro comercial, mas alguns restos da antiga arquitetura sino-portuguesa dão-lhe um caráter especial.

Phuket Fantasea
Um impressionante complexo temático, com um sem-número de atividades e divertimentos: uma aldeia do festival com parques de diversões, jogos, artesanato e shopping; um restaurante com 400 lugares, que oferece um grande buffet de pratos tailandeses e internacionais; um espetáculo teatral ao estilo de Las Vegas, com efeitos especiais, mistérios e magia.

A Aldeia Tailandesa
Aqui servem-se as típicas especialidades tailandesas, apresentam-se espetáculos culturais de danças típicas, lutas com espadas, boxe tailandês, exibições de elefantes e hábitos locais e uma exposição de produtos feitos à mão.

Museu Nacional Thalang
Aqui encontra-se uma coleção de antigas manufaturas e materiais que ilustram a vida antiga de Phuket.

Wat Phra Thong
Este templo é a sede de uma famosa imagem de Buda parcialmente enterrada.

Laem Phromthep
O lugar ideal para assistir a um pitoresco pôr-do-sol.

Ko Kaco
Ilha em mar aberto, que oferece muitas praias arenosas, um sedutor cenário submarino e uma réplica da Sagrada Marca.

Ko Racha Yai
Esta ilha possui uma barreira de coral perfeita e multiforme e praias maravilhosas.

Namtok Ton e a Reserva Natural de Khao Phra Thaeo
Um cenário idílico refrigerado pelas ruidosas cachoeiras, com uma área de 22 quilómetros quadrados, rica fauna selvagem, inclusive ursos, porcos-espinhos, gibões e macacos e mais de 100 espécies de aves.

Wat Chalong
Este templo guarda as estátuas dos dois mais honrados monges de Phuket: Luang Pho Chaem e Luang Pho Chuang.

Jardim das Borboletas e Mundo dos Insetos de Phuket
Uma quinta que possui uma fascinante coleção de criaturas tropicais, como borboletas e insetos, todos expostos no ambiente natural.

Quintas de Pérolas
Dentro e ao redor de Phuket existem numerosas quintas de pérolas.

Centro das Profissões Locais
Neste centro trabalham artesãos especializados na tecelagem da seda, na lacagem, no fabrico de objetos de prata, de joias e no fabrico de guarda-sóis.

Wat Phra Nang Sang
Originariamente foi uma fortaleza construída para resistir aos invasores birmaneses. Na sala principal há três antigas estátuas de Buda de estanho.

< >

Guia do viajante

Onde ir

Mueang Phuket
Phuket Fantasea
Museu Nacional Thalang
Wat Phra Thong
Laem Phromthep
Ko Kaco
Ko Racha Yai
Namtok Ton
Wat Chalong

Onde comer

Golden Paradise Restaurant
The Tavern
+39 Italian Street Food
The Naka Palm Restaurant
Naughty Nuri's
The Pad Thai Shop
Tandoori Flames
Wok Street Food K

Onde ficar

Cassia Phuket
Ibis Phuket Patong
Le Méridien Phuket Beach Resort
Burasari Phuket
Swissotel Resort Phuket Patong Beach
Novotel Phuket Vintage Park Resort
Dream Phuket Hotel & Spa
The Westin Siray Bay Resort & Spa, Phuket
Hyatt Regency Phuket Resort

Clima

A Tailândia tem um clima tropical, isto é, húmido e quente, com três estações: temperada, quente e chuvosa. A melhor época para viajar é entre os meses de novembro e fevereiro, que coincide com a estação temperada. Neste período, a temperatura média é de 20º C, com um índice de humidade por volta dos 55 por cento.

Documentos

Passaporte com validade mínima de seis meses.

Outras Informações

Moeda Thai bath. Troca-se facilmente euros pela moeda local em bancos e casas de câmbio espalhadas pelo país. Idioma Tailandês. O inglês é o idioma comercial. Fuso horário + 6 horas – abril a outubro; + 7 horas – novembro a março. Roupa Solta e ligeira; recomenda-se o algodão, deve-se evitar o nylon e levar óculos de sol para proteção. São necessários alguns agasalhos para as noites mais frescas do norte e para as montanhas.

Partilhar Artigo