Turquia: Natureza e mitologia através da incrível Rota de Eneias

Turquia: Natureza e mitologia através da incrível Rota de Eneias

Turquia: Natureza e mitologia através da incrível Rota de Eneias

Artigo de Redação 07-09-2023

07-09-2023


Çanakkale, uma das cidades mais belas do norte do Egeu, na Turquia, oferece aos visitantes uma variedade de experiências, com destaque para a Rota de Eneias. Inspirada nas lendas mais antigas do mundo, esta rota arqueológicas e de património cultural traz à tona a grandeza do passado.

Com as suas nove camadas e uma história contínua de 3.000 anos, a antiga Cidade de Tróia, inscrita na Lista do Património Cultural Mundial da UNESCO desde 1998, como uma das cidades antigas mais importantes do mundo, chama a atenção por ser uma região única que testemunhou a jornada da cidade ao longo da história.

Leia também: Turquia: As praias que deixam o Mediterrâneo mais bonito

Esta antiga cidade também é o ponto de partida da Rota de Eneias, a primeira e única rota cultural registada pelo Conselho da Europa, que parte da Turquia. Começando nos sítios arqueológicos de Tróia e Antandro (Turquia) e terminando em Roma (Itália), o itinerário Cultural de Eneias reúne diversas paisagens rurais, áreas naturais e locais arqueológicos.

Alguns deste pontos estão reconhecidos e inscritos na lista do Património Mundial da UNESCO. Segundo o turismo da Turquia, a Rota de Eneias aposta numa “longa e apaixonante aventura cultural para os viajantes modernos”.

Percurso inspirado no herói de Tróia, Eneias

A lenda deste jovem inspira esta Rota Cultural de Eneias, conforme narrada pelo poeta latino Virgílio. A Eneida de Virgílio conta a história de Eneias, o nobre filho de um príncipe troiano e Afrodita, a deusa do amor.

Segundo a lenda, Eneias fugiu da devastada cidade de Tróia com seu pai e seu filho e embarcou em uma longa jornada por civilizações, culturas e paisagens para fundar uma “nova Tróia”. Eneias viajou até a antiga cidade de Edremit Antandros, onde construiu navios com madeira do Monte Ida (Montanhas de Kaz Da?lar?).

Leia também: Turquia: O melhor de Istambul e Capadocia

Ele partiu depois nessas embarcações com os outros sobreviventes e navegou para criar uma nova cidade. A jornada do herói começou nas costas da Trácia, passou pela Grécia, Albânia e Tunísia, e terminou na Itália, onde estabeleceu as bases da civilização romana em terras italianas, marcando assim uma das mudanças mais significativas da história.

O lendário “pai” da civilização romana e fonte inesgotável de inspiração para a criação artística e cultural da Europa ao longo dos séculos, Eneias continua a ser um símbolo da identidade europeia.

Rota de Eneias passa por cinco países e tem 21 pontos de paragem

O programa Rotas Culturais do Conselho da Europa foi lançado em 1987 para demonstrar, através de uma viagem no espaço e no tempo, como o património dos diferentes países da Europa contribui para uma herança cultural compartilhada.

A Rota Cultural de Eneias, ao longo da qual o herói mitológico também empreendeu uma desafiadora jornada, é atualmente uma das mais de 50 rotas que compõem este programa. Atualmente, a rota passa por 21 portos em 5 países europeus.

Leia também: Ancara: a capital da Turquia tem uma intensa vida cultural e gastronomia deliciosa

A rota, que começa nas costas turcas do noroeste do Mar Egeu e estende-se até a costa italiana de Lácio, inclui seis locais declarados Património Mundial da UNESCO: Tróia, Butrint, Delos, o vulcão Etna, Cartago e Cilento – Vallo di Diano. Conta ainda com três parques nacionais: Montes de Ida, Parque Nacional de Butrint e Parque Nacional de Cilento – Vallo di Diano.

Tróia, Antandro e Ainos fazem parte da rota em solo turco

A Rota de Eneias parte da Turquia e atravessa as províncias de Çanakkale, Balikesir e Edirne, conectando-se posteriormente com Albânia, Grécia, Tunísia e Itália. A rota começa na antiga cidade de Tróia, onde se diz que ocorreu a Guerra de Tróia.

A segunda paragem é a antiga cidade de Antandro, perto de Bal?kesir, onde Eneias construiu os seus navios. A antiga cidade de Ainos, onde Eneias desembarcou e começou a construir a nova Tróia, também está na rota, e sua cidade atual fica em Edirne, ponto de encontro do rio Meriç e do golfo de Saros.

Tróia: Uma jornada ao lugar onde tudo começou

Ao pisar terreno troiano, o ponto de partida da rota, os visitantes têm o primeiro contacto com uma jornada marcada pela história das civilizações destruídas e reconstruidas no mesmo local. Com a declaração, em 2018, como o “Ano de Tróia” e a abertura do museu de Tróia, Çanakkale transformou-se num centro cultural e artístico, graças às riquezas únicas da antiga cidade.

Uma das visitas obrigatórias é precisamente este museu, onde estão expostas várias obras de arte únicas, bem como inúmeros achados da antiga cidade, como o teatro e as termas, desvendando assim o mistério desta antiga cidade, Tróia.

Leia também: Riviera de Antalya: praias, história e cultura

Percorra a galeria e veja mais fotos da Rota de Eneias, na Turquia.

  • Rota de Eneias
< >

Partilhar Artigo