Baía do Sancho, a melhor praia do mundo é isolada e limitada por uma grande falésia

Baía do Sancho, a melhor praia do mundo é isolada e limitada por uma grande falésia

Baía do Sancho, a melhor praia do mundo é isolada e limitada por uma grande falésia

Artigo de Luís Correia 11-03-2019

11-03-2019


Pela quarta vez nos últimos seis anos, a Baía do Sancho, no Brasil, foi eleita a melhor praia do mundo pelos utilizadores do TripAdvisor. Esta praia de areia branca e mar verde-esmeralda situa-se no arquipélago Francisco Noronha, no Brasil, a oeste do Morro Dois Irmãos e a leste da Baía dos Golfinhos e destaca-se pelas lajes rochosas que abrigam uma diversificada fauna e flora marinha.

A praia é isolada, coberta por vegetação nativa e limitada por uma grande falésia. É permitida a paragem de embarcações para banho, sem causar danos aos corais, mas na época da desova das tartarugas marinhas (janeiro a junho), a visita é proibida entre as 18h00 e as 6h00. Entre fevereiro a junho, duas cachoeiras formam-se a partir da água da chuva e jorram de cima de um precipício.

A Baía do Sancho faz parte da área do Parque Nacional Marinho, sendo uma das duas praias brasileiras nesta “shortlist” de 25 melhores de 2019 para o TripAdvisor. A outra é Prainhas do Pontal do Atalaia, no Arraial do Cabo, no estado do Rio de Janeiro, que ocupa o 12º lugar.

Como visitar

Para visitar a Baía do Sancho, é necessário descer uma escadaria com cerca de 50 metros de altura, que conta com duas escadarias encravadas na rocha e uma outra em pedra. Um trajeto que exige alguma despreza e que não aconselhável a quem tem vertigens.

Ou então, como já referido, pode chegar de barco, desde que não haja mais do que 16 embarcações ancoradas na baía ao mesmo tempo. Para ter acesso à Baía do Sancho, é ainda necessário comprar um bilhete de acesso ao Parque Nacional Marinho, que para os brasileiros custa 106 reais (cerca de 25 euros] e para estrangeiros custa exatamente o dobro (212 reais, cerca de 50 euros]. No entanto, o bilhete não é válido apenas para uma visita, podendo ser utilizado durante dez dias.

Como chegar à Baía do Sancho desde Portugal

Para chegar a este paraíso escondido desde Portugal, a melhor opção será começar por voar pela TAP para o Recife ou para Natal. Depois, seguir em voo direto para o Aeroporto Fernando de Noronha, que fica a 545 quilómetros de Recife e a 360 de Natal. Será ainda necessário pagar uma taxa de entrada em Fernando de Noronha, cujos preços variam consoante os dias de permanência e a época do ano.

Praia da Falésia no Algarve no 11º lugar

A Baía do Sancho recupera o primeiro lugar nas melhores praias do mundo do TripAdvisor depois de ter perdido essa posição no ano passado para Grace Bay, em Turcos e Caicos. A fechar o pódio encontra-se a Praia de Varadero, em Cuba, na segunda posição e a Eagle Beach, em Aruba (Caribe), no terceiro lugar. No top mundial, Portugal também está representado num honroso 11º lugar, pertença da Praia da Falésia, nos Olhos de Água, em Albufeira.

Percorra a galeria e veja mais fotos da praia da Baía do Sancho.

< >

Partilhar Artigo