A Sardinha é a Rainha!

A Sardinha é a Rainha!

A Sardinha é a Rainha!

Artigo de Redação

Um dos símbolos de Portugal é o bom peixe que há e que é confecionado por nós. No entanto, um dos peixes que mais se destaca é a sardinha.

A pesca normalmente inicia-se em maio até ao fim do mês de julho. Ano para ano pode alterar a data da pesca deste peixe devido ao tamanho e da abundância da pesca em anos anteriores. Mas o mês em que a sardinha é rainha é, sem dúvida,  o mês de junho.

Santos Populares

Em junho, tudo é motivo para comer este peixe, que é assado e colocado em cima do pão. Também é neste mês que os santos populares, as marchas, os manjericos e martelos enchem os bairros do país. Lisboa festeja o Santo António, dia 13 de junho, o S. João no Porto é na noite de 23 para 24 de junho e por último o S. Pedro acontece no final do mês, dia 29 de junho, por exemplo, em Évora.

Benefícios da Sardinha

A sardinha é um peixe pequeno que possui muitas espinhas, no entanto para muitas pessoas isso não é desculpa! É um peixe gordo, ou seja é rico em proteína, omega-3 e nutrientes como fósforo e vitamina D.

Por estes motivos, todas as pessoas podem e devem comer este animal marinho, incluindo as mulheres grávidas que necessitam de todos os nutrientes para si e para o bebé.

 

 

Partilhar Artigo

Top