A bonita cidade do Cartaxo onde o bom vinho está sempre presente

A bonita cidade do Cartaxo onde o bom vinho está sempre presente

A bonita cidade do Cartaxo onde o bom vinho está sempre presente

Artigo de André Cruz Martins

A apenas 45 minuto de carro de Lisboa, o Cartaxo é uma cidade do distrito de Santarém com muitos encantos. Trata-se de uma das melhores zonas para produção de vinho em Portugal e destaca-se pelo seu centro com interessante património histórico e arquitetónico. Sugerimos-lhe ainda uma excelente opção para ficar alojado com todo o conforto.

A grande importância do vinho

O concelho do Cartaxo tem um papel relevante na produção de vinhos de qualidade. Favorecida pelo clima e pela riqueza dos solos, a área vitivinícola divide-se em duas zonas, com características distintas: o Campo, zona de castas predominantemente brancas, e o Bairro, onde predominam as castas tintas.

Leia ainda: É impossível não adorar Elvas, a maior cidade fortificada da Europa

Para enoturismo, aconselhamos a Adega Cooperativa do Cartaxo. Funciona desde 1954 e nasceu pelas mãos de um grupo de 22 associados. Hoje já são mais de 200 a fornecer as melhores uvas da sua produção, provenientes de 800 hectares de vinha espalhados pelos concelhos do Cartaxo e da Azambuja e ainda por algumas freguesias de Rio Maior e de Santarém. É possível visitar as vinhas e a adega e levar para casa uma recordação da loja existente no local. E, como não poderia deixar de ser, fazer provas de vinho, mas apenas com pré-marcação.

O bonito centro do Cartaxo

O centro do Cartaxo tem um interessante património histórico e arquitetónico. Um dos locais a visitar é sem dúvida a Igreja Matriz de São João Baptista. Consagrada em 1522, este Monumento Nacional tem uma ampla nave única no interior. O teto, de madeira, desdobra-se em três planos. As paredes da capela nova são revestidas com silhares de azulejo com cenas da vida de São João Baptista.

Veja também: Cadaval, o refúgio tranquilo e bucólico às portas de Lisboa

Outra igreja que deve conhecer é a Capela do Senhor dos Passos. Tem um portal quinhentista, sobre o qual se encontra um brasão. Era a capela do antigo Solar dos Sousa Lobatos, que serviu de quartel ao general Wellington, em 1810. Passe ainda pelo Palácio dos Chavões, que fica na Quinta dos Chavões, herdade com 180 hectares. Foi umas das mais destacadas residências senhoriais do Ribatejo e foi funada no século XIV. Visite ainda o Museu Rural e do Vinho do Cartaxo, que tem como objetivo divulgar as tradições associadas ao mundo rural, em particular à cultura da vinha e à produção do vinho.

D’Vine – Country House – o refúgio ideal para alojamento

O D’Vine – Country House é uma excelente opção de alojamento no Cartaxo. Aqui vai poder descansar com todo o conforto e, caso deseje, fazer uma prova de vinhos. Esta unidade de turismo rural dispõe de cinco tipos de quartos e pode descontrair na piscina interior, no jardim ou na horta. Destaca-se ainda pela magnífica biblioteca. O preço para quarto duplo é de apenas 45 euros, em qualquer altura do ano. Contactos: +351 917 338 997 e geral@dvine.pt

Percorra a galeria e veja mais fotos do Cartaxo.

< >

Partilhar Artigo

Top