Enoturismo, provas de vinhos e workshops no coração do Dão

Enoturismo, provas de vinhos e workshops no coração do Dão

Enoturismo, provas de vinhos e workshops no coração do Dão

Artigo de Redação 28-03-2018

28-03-2018


Adega da Caminhos Cruzados da Quinta da Teixuga está «plantada» no meio das vinhas. Mesmo no coração do Dão, é uma das quintas mais modernas e de design «futurista» de Portugal. Recentemente, abriu o seu projeto de Enoturismo, que engloba provas de vinhos, visitas à vinha e à adega, piqueniques a dois, workshops, jogos e programas didáticos.

Esta nova adega, com capacidade para vinificar cerca de 400 mil litros, foi pensada também com o objetivo de ser palco de vários eventos relacionados com o vinho, tais como jantares, almoços, workshops, palestras ou simples conversas, todas elas à volta do vinho. De referir também que é possível ser «Enólogo por Um Dia», fazendo o seu próprio blend, de acordo com as castas da sua preferência.

A adega Caminhos Cruzados tem ainda uma loja de vinhos onde pode adquirir as últimas colheitas disponíveis no mercado. Aqui podem-se encontrar as melhores castas da região do Dão, tintas, Touriga Nacional, Tinta Roriz, Jaen, Alfrocheiro; brancas, Malvasia-Fina, Encruzado e Bical.

Ambientalmente eficiente, foi concebida pelo arquiteto Nuno Pinto Cardoso, tem uma forma em X, foi construída toda em betão armado por ser um material térmico com grande capacidade de retenção de temperatura, absorvendo-a nas paredes exteriores e libertando-a, progressivamente, para o interior.

A poupança de energia decorre também das amplas janelas e claraboias, bem como da circulação natural de ar e do sistema de aproveitamento de águas pluviais.

A Adega Caminhos Cruzados fica na Rua do Carvalhal, n.º50, Algerás, em Nelas
Tel.: 232 940 195
Site: www.caminhoscruzados.net
Email:[email protected]

 

Texto: Virgínia Esteves ([email protected]); Fotos: Revista de Vinhos

< >

Partilhar Artigo

Top