Alerta passageiro: O que não fazer durante um voo

Alerta passageiro: O que não fazer durante um voo

Alerta passageiro: O que não fazer durante um voo

Artigo de Luís Correia 24-08-2023

24-08-2023


Qualquer passageiro de avião tem bem presente na sua memória o verdadeiro estado de sítio em que fica a cabine do avião – longo curso ou não – no momento em que chega ao destino. Cobertores pelo chão, auriculares e embalagens espalhadas, restos de comida, lenços. Um verdadeiro pandemónio.

São inúmeros os relatos tripulantes de cabine sobre o lixo que cada passageiro faz, independentemente da classe onde viaja, como se fosse obrigação de quem trabalha a bordo de um avião ter de lidar com a incúria de quem viaja.

Da próxima vez que estiver no aeroporto e cair na tentação de aderir ao desporto nacional de culpar a companhia aérea pelo atraso do voo, anote e recorde que uma das causa mais comuns para os atrasos devem-se à “luta contra o lixo” dentro de uma cabine de avião.

Leia mais: 6 mitos e medos sobre aviões que não têm razão de ser

Para ajudar quem quer saber como melhorar a sua qualidade de vida e a de quem está no ar, passageiro ou não, A Próxima Viagem fez uma pesquisa de boas práticas durante um voo e apresenta-lhe uma lista do que não deve fazer durante uma viagem – e não se trata apenas da pegada que já deixámos mal chegámos a um destino. Há muito mais em causa.

Esqueça os cigarros, mesmo os eletrónicos
Uma das regras mais infringidas da aviação mundial é sem sombra de dúvida, fumar a bordo. Este ato começou a ser proibido em 1997 e não apenas por questões saúde. O risco de incêndio que está associado ao ato de fumar e a capacidade de entupir as válvulas de pressurização do avião são outras razões. Ainda assim, o ato de fumar durante o voo continua em voga.

São precisos dois para dançar… e socializar, a bordo
Quer isto dizer que, por mais que os nervos e a ansiedade tomem conta de um passageiro, não deve manter uma conversa com o passageiro do lado, a não ser que este lhe dê sinais que pode avançar. Normalmente, respostas curtas mostram que o silêncio é o melhor remédio. E lembre-se, o avião é um lugar fechado a grande altitude e nunca sabemos quem nos calha ao lado. Pelo sim, pelo não, faça do entretenimento a bordo a melhor companhia.

Aprender a tocar no “touch screen” pode poupar-lhe um olhar matador

Os bancos foram feitos para reclinar
Tirando a hora das refeições, os bancos dos passageiros foram feitos para reclinar. Este ato não tem que causar stress ou motivo de discussão. Se a proximidade do banco da frente incomoda, reclinar o banco também poder ser uma boa solução. Ah, e aprender a tocar no “touch screen” pode poupar-lhe receber um olhar matador de quem vai no banco da frente. Se premir suavemente vai ver que ate funciona melhor.

A quem pertencem os apoios de braços num avião?
Vamos dar tréguas à batalha dos ares pela conquista do apoio de braços na classe económica. As regras de conduta são claras e simples: o passageiro que vai ao meio tem direito aos dois braços para si, enquanto quem vai à janela fica com o apoio do lado esquerdo e o que vai na coxia com o apoio do lado direito. Quer ter dois apoios de braços? Já sabe o que fazer na hora de marcar o assento.

Pés bonitos, tratados e cheiros, mas de meias calçadas
A melhor maneira de saber se um procedimento é correto ou não é colocarmo-nos nos sapatos dos outros. Neste caso nas meias. Imagine-se chegar ao avião e ter ao seu lado alguém com os pés no seu banco, no seu espaço e sem meias? Pois. Acho que nem é preciso dizer mais nada. No avião, sempre de meias.

Escolha bem o lugar se tem “bicho carpinteiro”
Voltamos ao tema por motivos diferentes. Quem nunca apanhou um passageiro sentado a meio ou na janela que se levanta vezes sem conta durante o voo? Se é a favor da mobilidade, não se sente em lugares que sabe de antemão que vão incomodar quem está ao lado. Prefira ficar na coxia.

Botão de emergência
Premido vezes sem conta o botão de emergência é usado por tudo e por nada. Este botão para chamar um assistente de bordo não deve ser usado para pedir comida ou bebida. Se é disso que se trata espere que passe alguém ou dirija-se diretamente à copa. Este botão foi feito para emergências tais como problemas de saúde ou para reportar algum problema, não para serviço de bar.

Sorria muito
Cordialidade durante um voo tem dois lados: o de quem recebe, que seguramente também devolverá. Não trate os assistentes de bordo como não gostaria que o tratassem a si. Sacos de boxe estão nos ginásios.

Leia mais: 4 dicas para perder o medo de voar antes da sua próxima viagem

  • Estas são as razões pelas quais os passageiros são mais bem servidos na parte de trás do avião
  • Passageiro
  • Estes são os lugares mais seguros num avião em caso de acidente
  • Estas são as duas bebidas que nunca deverá pedir num avião
  • Avião
< >

Partilhar Artigo