A ilha que desapareceu com a passagem de um furacão

A ilha que desapareceu com a passagem de um furacão

A ilha que desapareceu com a passagem de um furacão

Artigo de Luís Correia 30-10-2018

30-10-2018


As alterações climáticas são um dos grandes problemas atuais do nosso planeta. Cada vez há mais catástrofes e, recentemente, um furação fez desaparecer uma ilha nas Caraíbas. Uma tempestade de categoria 5 passou pela East Island, uma ilha no meio do Oceano Pacífico, e afundou-a por completo.

Este destino pertence ao Havai e normalmente ninguém habita nesta ilha, sendo que em certas alturas tem investigadores no local, o que aconteceu na altura do furação, mas foram retirados a tempo. Chip Fletcher, um cientista da Universidade do Havai, descreveu a um jornal regional o acontecimento “Houve um momento em que pensei: ‘Oh meu Deus, foi-se’. É mais uma brecha na parede da rede de diversidade do ecossistema deste planeta que está a ser desmontada”.

5 ilhas paradisíacas que vão desaparecer nas próximas décadas

Não é surpresa para ninguém que o planeta está a sofrer alterações climáticas, as quais não agoiram nada bom no futuro. Com o aumento da temperatura, há glaciares que estão a derreter, o que vai provocar que muitos territórios fiquem submersos devido à subida das águas. Entre eles estão várias ilhas que atualmente ainda são destinos paradisíacos, mas que num prazo de 80 anos vão desaparecer, segundo estimativas de vários especialistas. Estes são os 5 locais que deve tentar visitar o quanto antes.

Percorra a galeria e veja fotos antes da catástrofe e depois do furacão ter passado pela ilha.

< >

Partilhar Artigo