O que há de novo em Berlim? Temos a resposta

O que há de novo em Berlim? Temos a resposta

O que há de novo em Berlim? Temos a resposta

Artigo de Redação 26-09-2023

26-09-2023


Se está a pensar visitar Berlim nos próximos dias ou durante o próximo mês, estas são as novidades na cidade alemã que aguardam por uma visita. Exposições, festival de luzes e festa no antigo aeroporto da cidade estão entre as sugestões

Novo museu Fotografiska

Este novo espaço abriu as portas a 14 de setembro. Este museu é uma filial do Fotografiska, fundado em 2010 em Estocolmo, e que, entretanto, está também presente em Nova Iorque e Talin. Como o nome sugere, dedica-se à fotografia e também acolherá workshops e eventos.

Uma das três exposições inaugurais é Nude: 30 artistas femininas, de 20 países diferentes, “exploram as complexidades que envolvem a representação da nudez na arte e desafiam os constrangimentos históricos que lhe estão associados”.

Leia também: Alemanha: 12 segredos bem guardados que este país esconde

Museu de História da Medicina ampliado

Renovado e ampliado, reabriu recentemente este museu no coração de Berlim. Além de revelar 300 anos de história da medicina (através de órgãos preservados, próteses e instrumentos médicos, por exemplo), contribuindo para a literacia em saúde, apresenta exposições temporárias como O Cérebro na Ciência e na Arte.

A decorrer até ao fim de janeiro, dá a conhecer o órgão central do corpo humano na perspetiva científica, mas, com o contributo de artistas, aborda também o ego e a forma como nos relacionamos com o mundo.

Festival das Luzes

A capital alemã transforma-se numa autêntica “cidade luz” de 6 a 15 de outubro: acontece mais uma edição do festival que ilumina ícones como as Portas de Brandemburgo, muitos outros monumentos, edifícios, ruas e praças. Um dos mais conhecidos eventos do género em todo o mundo, atrai anualmente cerca de três milhões de visitantes. Para uma experiência mais especial, é possível assistir do topo da Torre de TV, com vista panorâmica de 360º, a 203 metros de altura.

Há festa no centenário do velho aeroporto

Foi o maior aeroporto da Alemanha durante alguns anos a seguir à II Guerra Mundial. Encerrado em 2008, o Tempelhof viria a dar lugar a um vasto parque público, que a população usa para andar de bicicleta e skate, fazer jogging e piqueniques. No verão recebeu espetáculos no novo auditório ao ar livre e inaugurou a Torre, com um espaço de exposições no sexto piso e terraço.

Leia também: Bagagem perdida ou danificada? Saiba o que fazer e quais os seus direitos

Muitas outras novidades irão surgindo no futuro, mas, para já, a notícia é a comemoração dos 100 anos do aeroporto de Tempelhof com um programa cultural e de lazer de 100 horas a decorrer continuamente de 6 a 10 de outubro. Haverá desde fitness matinal a concertos e DJ sets.

Leia também: Munique: cerveja, requinte e cultura

Percorra a galeria e veja mais fotos de Berlim.

< >

Partilhar Artigo