Cardiff, uma cidade orgulhosa do seu passado que se abriu ao mundo

Cardiff, uma cidade orgulhosa do seu passado que se abriu ao mundo

Cardiff, uma cidade orgulhosa do seu passado que se abriu ao mundo

Artigo de André Cruz Martins 12-11-2019

12-11-2019


Capital do País de Gales, Cardiff é uma cidade orgulhosa do seu passado mas que não sentiu grandes dificuldades em modernizar-se e abrir-se ao mundo. Destino com interessantes atrações históricas, distingue-se também pela hospitalidade dos seus habitantes. Em Cardiff há dois idiomas oficiais (Inglês e Galês) mas todos os locais dominam o Inglês, que é de longe o mais utilizado. Fique a par dos principais pontos de interesse desta cidade vibrante.

Uma igreja e um castelo imperdíveis

As ruas do centro de Cardiff respiram história por todos os cantos. Um dos locais imperdíveis é a igreja de São João Baptista, a única igreja pré-medieval do centro e o edifício mais antigo da cidade. Construída em 1180 como uma capela simples, foi crescendo de dimensão, até se tornar num dos grandes símbolos de Cardiff. A igreja atual começou a ser construída em meados do século XV e tem uma torre com 40 metros de altura.

Leia ainda: Uma viagem por Lake District, a bela Inglaterra que poucos conhecem

Ainda pelo centro, não deixe de visitar o Castelo de Cardiff, que está rodeado por um grande jardim. Acredita-se que tenham sido os romanos o povo responsável pela sua construção original, no século III. No início do século XIX foi ampliado e renovado em estilo neogótico, tendo sido transformado num magnífico palácio. Durante a Segunda Guerra Mundial, os moradores abrigaram-se dos bombardeamentos no interior das muralhas e hoje em dia existe um mural que presta homenagem aos soldados galeses.

O mercado da cidade e o Bute Park

Outro local que merece ser visitado é o mercado da cidade. Inaugurado em 1891, é fechado, ficando num edifício em estilo vitoriano. Aqui vendem-se todo o tipo de produtos, desde fruta a legumes, passando por souvenirs, roupa e muito mais.
Em pleno centro há um lugar onde pode relaxar enquanto respira ar puro. Estamos a referir-nos ao Bute Park, que fica perto do castelo. Para além da flora diversificada e de um lago em que nadam patos e cisnes, proporciona paisagens fantásticas, até porque encontra-se nas margens do Rio Taff.

A bela baía de Cardiff

A baía de Cardiff fica apenas a 15 minutos de autocarro, desde o centro. Foi renovada recentemente e possui um calçadão com muitos bares e restaurantes, ideal para caminhadas. Mesmo antes de chegar à baía vai encontrar o Wales Millenium Centre. É um dos grandes símbolos de Cardiff, apesar de só ter sido inaugurado em 2004.

Veja também: A cidade que é a meca das compras em Inglaterra e muito mais para descobrir em Leeds

Destaca-se pelo design futurista, em cobre. Foi construído a partir de materiais galeses, entre eles a ardósia e a madeira sustentável das florestas. Recebe espetáculos da Ópera Nacional do País de Gales, musicais e concertos de rock e outros géneros. Uma dica final, se for apreciador de cerveja. É obrigatório que prove a Brains, produzida na cidade e que pode ser encontrada em todos os restaurantes, bares e discotecas.

Percorra a galeria e veja mais fotos de Cardiff.

< >

Partilhar Artigo

Top