Uma viagem por Lake District, a bela Inglaterra que poucos conhecem

Uma viagem por Lake District, a bela Inglaterra que poucos conhecem

Uma viagem por Lake District, a bela Inglaterra que poucos conhecem

Artigo de André Cruz Martins

Já ouviu falar de Lake District, região no norte de Inglaterra? Trata-se sem dúvida de uma das zonas mais bonitas do Reino Unido e que está mais acessível do que nunca. Desde junho de 2018 é permitida a entrada e saída de aviões comerciais, quando até então era preciso voar até Manchester e depois apanhar um comboio até ao lago Windermere.

Lake District é Património Mundial da UNESCO e tem qualquer coisa como 1343 quilómetros quadrados, incluindo alguns dos maiores lagos do país e algumas de suas mais belas paisagens. Existem inúmeros trilhos demarcados para caminhar, mas também há boas estradas caso queira alugar carro e ir conhecendo a região.

O Lago Windermere

A zona mais conhecida é a do lago Windermere, que tem cerca de 16 quilómetros de extensão. O ideal para conhecer a área é através de um passeio de barco. No extremo sul de Windermere encontra-se o Lago Aquarium, que tem a maior colónia de peixes de água doce do Reino Unido. Ali bem perto fica o Victorian Fell Foot Park, ideal para fazer piqueniques e respirar ar puro. Pode ainda alugar um barco a remos e explorar o lago.

Só para aventureiros

Se gosta de atividades radicais, desloque-se até Treetop Trek, um parque numa antiga floresta no Lago Windermere. Existem 30 desafios por cima das árvores e de desfiladeiros e a adrenalina subirá a níveis elevadíssimos se experimentar o slide triplo do parque. São três slides paralelos ao longo de 250 metros de cabos, com vistas deslumbrantes sobre o lago.

Leia ainda: Cornualha, a Inglaterra das praias paradisíacas e da boa gastronomia

Outro sítio indicado para aventureiros é o Via Ferrata Xtreme (“caminho de ferro” em italiano), em Honister. É inspirado na conhecida rota da escalada de montanha que atravessa as Dolomitas, no norte da Itália. Há subidas muito íngremes, escadarias em penhascos e a maior ponte suspensa de corda da Europa, a 610 metros de altura.

Os menires de Castlerigg e o lago Derwentwater

Há muitos circuitos com menires em Inglaterra. Um dos mais bonitos é o de Castlerigg, em Castle Lane. São 38 pedras alinhadas com a mais alta das colinas circundantes. Estes menires foram construídos por volta de 3000 a.C., no período neolítico.

Veja também: Sol, excelentes praias e boa gastronomia em Inglaterra? Sim, isso é possível no condado de Devon

Com mais de 30 metros de diâmetro, o círculo tinha originalmente 42 pedras, algumas com mais de dois metros de altura. A melhor altura para passar pela zona é por altura do pôr-do-sol. Outro lago a visitar é o Derwentwater, na zona norte de Lake District. Fica à beira da cordilheira de Catbells e a vista é sublime.

Percorra a galeria e veja mais fotos da região de Lake District.

< >

Partilhar Artigo

Top